Título: PCdoB lança Jandira Feghali com críticas ao PT
Autor: Vaz, Paulo Marcio
Fonte: Jornal do Brasil, 30/06/2008, País, p. A5

A convenção municipal do PCdoB-RJ, que oficializou a candidatura de Jandira Feghali à prefeitura do Rio de Janeiro, foi marcada pelo ressentimento com o PT pela decisão do aliado de lançar a candidatura do deputado estadual Alessandro Molon. A reunião realizada ontem, no Centro da cidade, reuniu cerca de três mil pessoas, segundo os cálculos do PCdoB, contou também com a presença de nomes ilustres do partido, como o ministro dos Esportes, Orlando Silva, o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima, e o presidente nacional da legenda, Renato Rabelo.

¿ Fizemos um esforço enorme para unificar os tradicionais partidos de esquerda ¿ disse Jandira no discurso de aceitação de sua nomeação como candidata. ¿ Mas a impressão que temos é que alguns partidos perdem mais tempo tentando nos isolar do que construindo suas próprias candidaturas.

A candidata lembrou que em cidades como São Paulo, Recife, Salvador e Manaus o PCdoB abriu mão de candidaturas próprias em nome da unidade com o PT. E criticou a incapacidade do aliado de fazer o mesmo no Rio de Janeiro. Para a candidata, faltou "bom-senso" ao PT.

O ministro Orlando Silva também criticou a decisão petista. Mas, utilizando uma camiseta estampada com o semblante do líder da revolução soviética, Vladimir Lênin, ele preferiu centrar os ataques no atual prefeito Cesar Maia e na candidata Solange Amaral, ambos do DEM.

¿ A cidade do Rio de Janeiro está completamente sem rumo. A atitude de colocar o poder municipal de costas para a esfera federal fere a vocação da cidade de ser um dos centros dinâmicos do país ¿ afirmou, defendendo a candidatura da correligionária como forma de aproximar a prefeitura local do Executivo Federal.

Muitas Feghalis

Mas nem tudo foram críticas na convenção do PCdoB. Uma empolgada e barulhenta militância animou a cerimônia, gritando e agitando bandeiras a cada discurso de integrantes da mesa. Se animação não faltou, os militantes do partido mostraram que ainda precisam praticar a grafia da candidata do partido. Nas faixas exibidas no alto do edifício da Fundição Progresso, local onde foi realizado a convenção, proliferavam nomes como "Fegali", "Feghale" e "Feghalli".

O PCdoB aposta suas fichas agora na possibilidade de receber apoio do PSB. A legenda anuncia hoje quem apoiará na corrida para a Prefeitura. Uma aliança entre os dois partidos dobraria o tempo de propaganda eleitoral de Jandira.