Título: O fim de um cativeiro de seis anos
Autor: Gerk, Cristine
Fonte: Jornal do Brasil, 03/07/2008, Internacional, p. A20

Ex-candidata à Presidência da Colômbia é libertada em operação de Inteligência do Exército.

Cristine Gerk

Depois de seis anos presa na selva em condições deploráveis, a ex-candidata à Presidência da Colômbia Ingrid Betancourt viveu ontem o fim de seu calvário. Sem o disparo de um tiro sequer, a refém mais famosa do mundo foi resgatada pelo Exército do país com outros 14 seqüestrados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) ¿ três americanos e 11 militares colombianos ¿ numa megaoperação que envolveu espionagem, infiltração e trapaças na região de Guaviare. O resgate foi anunciado pelo ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, como "uma operação sem precedentes, que entrará para a História".

O plano, denominado Jaque, resultou na captura de dois guerrilheiros, responsáveis pelos reféns resgatados. Segundo o Exército, não houve mortes durante a operação.

A ação de resgate teve diversas etapas, que começaram com a fuga do policial John Frank Pinchao no ano passado, cuja busca começou a demarcar com maior precisão a área em que se encontrava o grupo de reféns. Em fevereiro deste ano, durante a mesma busca, foi visto o senador Luis Eladio Pérez, que dias depois foi entregue pelas Farc. Mais tarde, foram localizados também os três americanos libertados ontem.

Para realizar o resgate, militares colombianos enganaram os guerrilheiros responsáveis por vigiar os reféns, com uma suposta ordem para levá-los a um local no qual seriam deixados sob os cuidados de Alfonso Cano, chefe da guerrilha desde maio passado, quando morreu Manuel Marulanda, fundador das Farc.

Como os seqüestrados estavam divididos em três grupos, o governo planejou reunir todos num só lugar para facilitar seu translado num helicóptero de uma organização humanitária fictícia ao sul do país, onde supostamente passariam diretamente às ordens de Cano. O guerrilheiro chamado Cesar e outro membro das Farc viajaram com os reféns.

Neutralização

Os helicópteros, que na realidade eram do Exército Nacional e tripulados por uma equipe "altamente qualificada" da Inteligência, recolheram os seqüestrados em intermediações do departamento de Guaviare. Os dois guerrilheiros-chefe foram neutralizados na viagem, e serão indiciados.

¿ Decidimos não atacar os membros da quadrilha que acompanhavam Cesar na operação, cerca de 15, e os demais que se encontravam a alguns quilômetros. Respeitamos suas vidas na espera de que as Farc, em reciprocidade, soltem o resto dos sequestrados ¿ disse Santos. ¿ Continuaremos trabalhando dia e noite para a libertação dos outros reféns. Apelamos para os líderes das Farc para que não se deixem matar, liberem os outros seqüestrados e não sacrifiquem seus homens.

Em discurso emocionado na base militar onde chegou, Ingrid agradeceu a Deus e aos soldados da Colômbia por sua libertação.

- Há muito tempo imaginava esse momento. A operação foi absolutamente impecável ¿ disse a risonha Ingrid, aparentemente bem de saúde. - A paz é possível.

A política, antes o maior trunfo das Farc, contou que alguns militares se fizeram passar por guerrilheiros usando camisas com a foto de Ernesto Che Guevara e falando de forma ríspida.

¿ A libertação de Ingrid chega em importante momento da conjuntura política do país. O Exército colombiano numa bem-sucedida operação especial adiantou-se à continuamente postergada solução por negociação diplomática que vinha sendo articulada há vários meses pelo governo francês ¿ opina Luiz Antônio Gusmão, pesquisador do Observatório Político Sul-Americano.