Título: Alerj retoma hoje os trabalhos
Autor: Paulo Celso Pereira
Fonte: Jornal do Brasil, 14/02/2005, País, p. A4

O carnaval terminou na quarta-feira passada, mas os trabalhos na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) começam hoje. Depois de mais de um mês de recesso, o retorno dos deputados entre os dias 1º e 4 foi apenas para escolher a Mesa Diretora e votar projetos do ano passado que ficaram pendentes. Agora é hora de montar as comissões técnicas para buscar um maior contato com a população.

- Vamos fortalecer as comissões técnicas para atender à sociedade, como aconteceu no ano passado com a Comissão de Defesa do Consumidor, que atendeu a 12 mil pessoas. Além disso, estamos colocando todas as nossas decisões na internet. Tudo para a população poder fiscalizar - garante o deputado Jorge Picciani (PMDB), reeleito presidente da Alerj no dia 1º.

O anseio pela maior atenção ao trabalho dos deputados cresceu no último ano, após o caso Calazans (deputado Alessandro Calazans, do PV, denunciado por suposto envolvimento em esquema para modificar resultado da votação do relatório da CPI da Loterj). Com a denúncia, o projeto de criação de uma comissão de ética, que estava engavetado, deve voltar à pauta no primeiro semestre e, segundo Picciani, terá prioridade na agenda. O projeto, que recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça, visa criar uma comissão semelhante à que já existe hoje na Câmara de Deputados. Para Alessandro Molon (PT), único deputado que votou contra a reeleição de Picciani, a aprovação do projeto é urgente:

- O caso Calazans não foi concluído porque não há comissão de ética. Isso dificulta a punição do desvio de conduta de parlamentares.

Apoiado por quase todos os deputados, Picciani promete travar neste início de ano uma luta pelos interesses do estado, trazendo investimentos e empregos para o Rio. O ponto de partida será uma reunião do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Rio.

De um lado o ânimo de Picciani, do outro o ceticismo de Molon. Para o petista, a Alerj não tem cumprido uma de suas principais atribuições: fiscalizar o trabalho do governo estadual.