Título: Campanhas ainda à deriva a menos de três meses do pleito
Autor: Máiran, Paula; Braga, Carlos
Fonte: Jornal do Brasil, 08/07/2008, País, p. A2

Para profissionais de marketing político, parece preocupante um início de campanha - a menos de três meses do pleito - com tantas indefinições nas estruturas de comunicação dos candidatos.

¿ Não se constrói uma campanha de um dia para outro. E é a equipe de comunicação que põe o carro na rua. Num contexto em que as pesquisas apresentam, no Rio, vantagens para candidaturas de oposição, com rejeição de 60% ao atual prefeito, já era hora de os candidatos estarem com tudo bem definido ¿ acredita o professor da ESPM Giovani Marangoni.

O desafio maior será enfrentado, na opinião do especialista, pelo candidato Crivella. Menos pela polêmica em torno de sua participação no Projeto Cimento Social e mais pela estreita ligação de sua imagem à Igreja Universal do Reino de Deus, dirigida por seu tio, o bispo Edir Macedo.

¿ O ideal, no caso de todos os candidatos seria começar o trabalho de comunicação no início do ano, para que houvesse o tempo necessário de preparo do discurso do candidato, o media training. Isso é um trabalho de construção de marca¿ diz o professor.