Título: Para Chico, pouca experiência é currículo mais que positivo
Autor: Máiran, Paula; Braga, Carlos
Fonte: Jornal do Brasil, 08/07/2008, País, p. A2

Em 20 anos de vida pública, candidato nunca ocupou cargo administrativo

Fred Raposo

Na opinião do deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), sua falta de experiência em cargo administrativo não será problema para sua candidatura a prefeito do Rio.

Com experiência de 20 anos, não-consecutivos, na vida pública ¿ foi duas vezes vereador e elegeu-se deputado estadual e federal ¿ Alencar usou ontem o prefeito Cesar Maia e o presidente Luís Inácio Lula da Silva para exemplificar sua tese.

¿ Cesar Maia foi eleito, reeleito e trieleito com a marca de bom administrador, e a cidade está uma precariedade absoluta. Cansou de administrar ¿ observou o candidato. ¿ Lula não tinha nem experiência parlamentar, só tinha sido presidente de sindicato e partido. E, enganos à parte, ilusões colocadas de lado, é considerado um belo presidente por uma parcela expressiva da população.

Alencar elogiou quadros da atual administração municipal, e adiantou ao JB que pretende usar funcionários já concursados em sua gestão.

¿ Sei que tem gente da mais alta qualidade trabalhando em Urbanismo, Habitação, Educação, Saúde, Meio Ambiente ¿ comentou. ¿ Queremos competência técnica aliada ao compromisso político de governar para as maiorias empobrecidas da cidade. Indicação partidária não vai existir nesse sentido.

No segundo dia de campanha, Alencar voltou a apostar no corpo-a-corpo com o eleitor. O candidato promoveu uma caminhada da Praça Mauá até a Cinelândia, no Centro, junto com os 34 candidatos a vereador pela Frente Rio Socialista ¿ coligação entre PSOL e PSTU.

O deputado conversou com eleitores e distribuiu suas propostas para administrar a cidade. A campanha cruzou a Avenida Rio Branco, onde acontecia manifestação do setor de transporte alternativo, que seguia para o Palácio Guanabara.

Quando manifestantes gritaram seu nome, Alencar propôs a regulamentação do setor, de modo que seja "integrado a amplo planejamento do transporte na cidade".

¿ O transporte coletivo nessa cidade é fruto de negociatas. A situação atual é perversa para a população e trabalhadores de transportes alternativos ¿ criticou Alencar, que atacou campanhas de Solange Amaral (DEM), Fernando Gabeira (PV) e Eduardo Paes (PMDB). ¿ Precisamos de uma visão conjunta, com participação da população, empresários, representantes do setor alternativo, para uma proposta concreta. O contrário será o caos.