Título: O lado rosa e o perfil da discórdia
Autor: Máiran, Paula; Braga, Carlos
Fonte: Jornal do Brasil, 08/07/2008, País, p. A2

Sumiço do vermelho na campanha de Jandira leva a

Paula Máiran e Carlos Braga

Mal começou, e a campanha eleitoral do Rio já apresenta turbulências. No olho do furacão estão justamente os candidatos líderes nas pesquisas. Enquanto Marcello Crivella (PRB) tenta alavancar uma imagem positiva ¿ em troca-troca de assessores às vésperas do início da campanha ¿ Jandira Feghali (PC do B) enfrenta conflitos internos em sua equipe, entre aqueles que discordam e os que apóiam a suavização de sua imagem, até mesmo com um uso mais discreto do vermelho histórico de seu partido.

No caso de Jandira, até o conceito da campanha é discutido, segundo colaboradores próximos.

¿ Soube de baixas na equipe da Jandira por discordâncias nos rumos da campanha. Discute-se se será melhor dar mais visibilidade à candidata ou às suas propostas. Ou se o vermelho deve ou não predominar nos cartazes e camisetas ¿ explica um desses colaboradores, pedindo anonimato.

Na caminhada que militantes do PCdoB fizeram em Copacabana, para lançar a candidatura da comunista, a cor rubra ficou escondida pela predominância do branco.

¿Acho que na esquerda, isso afeta o núcleo duro, vão avaliar que ela está se vendendo ao capitalismo, ao marketing político, está se diluindo. Por um lado, ela ganha novos eleitores, mas vai perder um pouco do núcleo dela ¿ comenta.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisas Sociais, Geraldo Tadeu Monteiro, os eleitores pensarão: "Vou votar no PSOL, que são comunistas de verdade".

Marcus Figueiredo, professor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) acredita que pôr o vermelho em segundo plano pode ajudar a suavizar a imagem de Jandira. Não crê, porém, que a medida tenha o poder de mudar o voto do eleitor.

Campeão de intenções de votos ¿ e também de rejeição ¿ Crivella ainda tropeça na estrutura de comunicação de sua campanha. Conta neste momento, na cidade, com apenas um assessor direto para acompanhá-lo na agenda diária.

Marqueteiro de Crivella, Duda Mendonça ¿ com 11 campanhas para cuidar ¿ teve até agora duas reuniões com o candidato. Ontem, o cliente classificou Duda como "o maior estrategista de comunicação política" do Brasil, mas passou, da manhã à tarde, tentando falar ao menos ao telefone com ele. Crivella deixou de ser atendido pela empresa de comunicação Approach dias antes do estouro da suspeita de uso da máquina pública no Projeto Cimento Social, embargado pelo TRE, na Providência, em junho.

¿ Depois de dois meses e meio de experiência, não houve um acordo ¿ contou Sergio Pugliese, diretor da Approach.