Título: MP vai pedir a impugnação de candidatos com ficha suja
Autor: Balocco, André
Fonte: Jornal do Brasil, 09/07/2008, País, p. A14

Procuradores fecham questão com presidente do TRE para `limpar¿ pleito

André Balocco

Se em Brasília o Tribunal Superior Eleitoral insiste em manter os eleitores à mercê de candidatos com fichas sujas, que podem se utilizar da imunidade parlamentar para protelar os processos contra si, no Rio a Operação Urnas Limpas continua a pleno vapor. Liderados pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Roberto Wider, os procuradores do Ministério Público eleitoral se reuniram com o desembargador na sexta-feira e fecharam questão para apertar o cerco aos maus candidatos. De acordo com o TRE, os procuradores farão relatórios aos juízes eleitorais em que pedirão impugnação dos candidatos que já tenham sido condenados em primeira instância. Hoje, de acordo com Brasília, apenas os candidatos com condenação transitada em final devem ser impugnados:

¿ Se alguém ainda tinha dúvidas quanto à disposição da Justiça Eleitoral, esse é mais um elemento para eliminar tais dúvidas ¿ avisou Wider, em entrevista por e-mail ao Jornal do Brasil

Para Wider, o encontro na sexta-feira foi extremamente produtivo. O desembargador aproveitou para mandar um recado reforçando a sua tese, que segundo ele vem se espalhando por todo o país.

¿ O apoio unânime dos promotores é mais uma demonstração de que nossa tese não é descabida. Ela tem como base um princípio constitucional e vai ao encontro de um anseio da população brasileira ¿ avisou.

O desembargador garante que a Justiça Eleitoral está unida pelo princípio da moralidade. Segundo ele, até o final deste mês todos os cerca de dois mil candidatos a vereador inscritos no TRE terão suas fichas analisadas. Wider diz esperar "sinceramente" que o número de pedidos de impugnação seja pequeno, já que vem alertando os partidos há muito tempo sobre tal possibilidade. A estimativa de quantos candidatos serão impugnados, ele não se arrisca a levantar. Mas há quem fale no próprio TRE em pelo menos 10% do total.

Parecer contrário

Wider lembrou ainda que os procuradores do Ministério Público Eleitoral vão, além de pedir a impugnação dos condenados em primeira instância, dar parecer contrário aos candidatos que tenham a ficha suja, mesmo sem serem condenados.

- Os promotores eleitorais estão unidos em torno da tese; da mesma forma estão os juízes eleitorais responsáveis pelo registro e o plenário do TRE.

Para ele, a campanha começou muito bem e será histórica, já que com a ajuda da imprensa, entre outros órgãos representativos da sociedade, o eleitor saberá em quem votar por conta da campanha "Urnas Limpas"

¿ Com a imprensa fazendo a sua parte, informando a população, não tenho dúvidas de que o eleitor, a quem cabe o poder final, fará a parte dele. Com isso, vamos melhorar o padrão político de nossas cidades.