Título: Comissão Européia proporá fundo agrícola
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 08/07/2008, Economia, p. A17
A Comissão Européia (CE), braço executivo da União Européia, proporá nesta terça-feira a criação de um fundo de 1 bilhão de euros (cerca de US$ 1,6 bilhão) para ajudar os agricultores dos países em desenvolvimento devido à atual crise alimentícia mundial.
O fundo será financiado com o dinheiro economizado da PAC (Política Agrícola Comum). Bruxelas calcula que, em 2008, podem ser economizados 750 milhões de euros e, em 2009, 250 milhões, explicou hoje um porta-voz da CE.
O presidente da CE, José Manuel Durão Barroso, confirmou hoje a criação do fundo em Hokkaido (Japão), durante a reunião dos líderes do G8 (grupo dos sete países mais ricos do mundo e a Rússia), em que um dos assuntos debatidos será a crise alimentícia mundial.
O dinheiro disponibilizado pela CE será obtido, por exemplo, de medidas de apoio não utilizadas na UE, como a compra pública de excedentes de colheitas, que não é efetuada atualmente.
O dinheiro do fundo poderá ir diretamente para o governo de um país em desenvolvimento, ou para organizações internacionais.
A proposta que prevê a criação do fundo em favor da agricultura em países menos desenvolvidos foi preparada pelos serviços da comissária européia de Agricultura, Mariann Fischer Boel, e do comissário europeu de Desenvolvimento, Louis Michel.
Esta idéia foi debatida na última cúpula de chefes de Estado e de governo da UE, em junho. A proposta será apresentada hoje pela CE, em sua reunião semanal.