Título: ABI veta imagem com Crivella
Autor: Raposo, Fred
Fonte: Jornal do Brasil, 11/07/2008, País, p. A15
Presidente da entidade não deseja "implicações"
Fred Raposo
O presidente da Academia Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azêdo, recepcionou ontem com reservas o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), na sede da instituição. Azêdo recebeu a a Carta ao povo do Rio de Janeiro das mãos do candidato a prefeito do Rio, mas pediu que a campanha de Crivella não filmasse o encontro, para evitar "implicações desagradáveis".
¿ Pedimos para que não houvesse qualquer gravação televisiva devido à natureza da ABI ¿ ponderou Azêdo, acrescentando que o site da instituição registraria o encontro. ¿ Não interessa à ABI aparecer na campanha de um ou de outro candidato.
Resposta à imprensa
Questionado se sentia-se perseguido pela imprensa, Crivella afirmou que, "historicamente tem sofrido acusações" por parte de um jornal carioca ¿ as quais diz procurar responder "com lucidez".
¿ Venho buscando esclarecer as controvérsias através de notas à imprensa, sobretudo com serenidade ¿ replicou o senador, após alguns segundos de hesitação, em que recorreu ao assessor, que o municiou com a palavra "serenidade". ¿ Não serei prefeito unicamente dos que me compreendem ou dos que me acusam. Meu compromisso é com o Rio.
Favorável ao aborto, Crivella comentou a polêmica levantada entre as também candidatas Jandira Feghali (PC do B) e Solange Amaral (DEM), em votação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que rejeitou projeto de lei sobre descriminalização do aborto, na quarta-feira. O senador posicionou-se ao lado da última, afirmando que Jandira precisa "revisar sua posição".
¿ Solange tem razão. Aborto, visto do ponto de vista da criança, é um fim sem começo. Do ponto de vista da mulher, é o começo de uma dor sem fim ¿ assinalou o candidato. ¿ A mulher tende a colocar em dúvida sua decisão em momentos de dificuldade. Devemos ser a favor da vida. Jandira devia rever sua posição. O povo não quer o aborto.
Depois do encontro, o senador do PRB foi a uma palestra para funcionários da Caixa Econômica Federal, na Cinelândia, e reuniu-se com empresários do setor imobiliário em Ipanema, Zona Sul do Rio. Crivella encontrou-se mais cedo com presidentes de cooperativas de táxi, almoçou com presidente da Associação de Empresas de Engenharia e esteve com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro.