Título: Meirelles: índice volta ao centro da meta em 2009
Autor: Totinick, Ludmilla
Fonte: Jornal do Brasil, 11/07/2008, Economia, p. A19

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou ontem que a autoridade monetária continuará atuando de forma a trazer a inflação de volta ao centro da meta, de 4,5%, já em 2009. Meirelles quer evitar que se instale um ambiente de pessimismo inflacionário. Nos últimos 12 meses, o IPCA acumula alta de 6,06%, acima dos 5,58% identificados nos 12 meses imediatamente anteriores, aproximando-se ainda mais do teto superior à meta, de 6,5% estipulado pelo Banco Central. Em junho de 2007, a inflação pelo IPCA subira 0,28%.

¿ Nas atuais circunstâncias domésticas, existe o risco de que os agentes econômicos passem a atribuir maior probabilidade de que elevações da inflação sejam persistentes, o que implicaria em redução da eficácia da política monetária ¿ afirmou.

Para ele, riscos à trajetória esperada de inflação estão menos favoráveis. No cenário externo, apontou a menor efetividade das importações para controlar a inflação.

No cenário interno, Meirelles afirmou que o ritmo acelerado de expansão da demanda continua como uma importante ameaça de pressionar inflação com aparecimento de restrições à expansão da oferta:

¿ O BC avalia que a redução consistente do descompasso entre o ritmo da ampliação da oferta de bens e serviços e da demanda continua sendo elemento central na avaliação de diferentes possibilidades para a política monetária.