Título: Eleitor do Rio tem a maior escolaridade de todo o país
Autor: Bruno, Raphael
Fonte: Jornal do Brasil, 16/07/2008, País, p. A7

Mulheres superam os homens: 51,7% a 48,3%, segundo o TSE

Raphael Bruno

BRASÍLIA

O eleitorado do Estado do Rio de Janeiro é o mais instruído e também o que conta com o maior percentual de mulheres entre a população votante das unidades da federação que irão às urnas em outubro. O perfil dos mais de 130 milhões de eleitores brasileiros foi traçado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e divulgado ontem pelo órgão.

Ao todo, o crescimento do número de pessoas aptas a votar foi de 7,47% em relação às últimas eleições municipais. São exatos 130.469.549 eleitores devidamente cadastrados no tribunal. Como o Distrito Federal, que contabiliza 1,66 milhão de eleitores, não possui prefeituras nem câmaras municipais em sua estrutura administrativa, 128,8 milhões devem comparecer nas quase 400 mil seções eleitorais do país para escolher os próximos prefeitos e vereadores do país.

O perfil elaborado pelo TSE levou em conta quatro tipos de clivagens: localidade, sexo, grau de instrução e idade. No que tange à localidade do eleitorado, nenhuma surpresa. O Estado de São Paulo continua sendo, disparado, o maior colégio eleitoral do país. São 29,14 milhões de eleitores aptos a votar, o que representa pouco mais do que 22% dos eleitores brasileiros. Isso significa dizer que a cada cinco eleitores brasileiros, pelo menos um é paulista. Em seguida aparecem Minas Gerais (14,07 milhões de eleitores), Rio de Janeiro (11,25 milhões), Bahia (9,15 milhões) e Rio Grande do Sul (7,12 milhões).

Maior participação

Outro dado revelado pelo levantamento do TSE é o de que as mulheres ampliaram a participação no eleitorado nacional. Hoje elas representam 51,7% das pessoas aptas a votar, contra 48,3% dos homens. São 4,6 milhões de eleitoras a mais. De acordo com o TSE, as primeiras eleições em que as mulheres ultrapassaram os homens em registros eleitorais foi a de 2000. De lá para cá, só aumentaram a diferença.

Os únicos Estados em que os homens ainda são maioria do eleitorado são Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O Rio de Janeiro é a unidade da federação que contabiliza o maior percentual de mulheres entre os votantes. Nas eleições municipais fluminenses, elas representam 53,29% do eleitorado. São 740 mil votos a mais do que os homens.