Título: Consumo em alta no Brasil e tímido nos EUA
Autor: Totinick, Ludmilla
Fonte: Jornal do Brasil, 16/07/2008, Economia, p. A17

As vendas do comércio varejista do país cresceram 0,6% em maio, na comparação com o mês anterior, informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a maio de 2007, houve expansão de 10,5%. Segundo o IBGE, o resultado em relação a abril expressa uma pequena aceleração no ritmo de vendas. O resultado nos primeiros cinco meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2007, revela alta de 10,9%.

Nos últimos 12 meses terminados em maio, a expansão das vendas do comércio é de 10,3%. A receita nominal das vendas do comércio em maio em relação a abril teve crescimento de 1,3%; na comparação com maio de 2007, a alta foi de 16,6%. O setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (segmento que exerce a maior influência entre os itens pesquisados no comércio) reverteu a queda vista em abril e registrou crescimento de 1,1% no volume de vendas, na comparação com abril e 6,5% nos últimos 12 meses.

Abaixo do esperado

As vendas do varejo nos Estados Unidos cresceram 0,1% em junho na comparação com maio, e subiram 0,8% se não forem contabilizadas as vendas do setor automotivo, informou o Departamento de Comércio americano.

Apesar da alta, o dado foi considerado ruim pelos analistas. Eles esperavam uma alta de 0,4% no índice geral e de 0,9% sem contar automóveis. Em relação ao mesmo mês de 2007, as vendas do varejo americano cresceram 3%, 6,2% sem contar setor automotivo.