Título: Número recorde de novas tentativas
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 13/07/2008, País, p. A14

Percentual de prefeitos em busca de mais um mandato é crescente

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou um novo estudo que revela percentual recorde do número de prefeitos que concorrerão ao segundo mandato em 2008. Ao todo, serão 3.361 candidatos ¿ 76,9% do total dos que podem efetivamente disputar a reeleição ¿ contra 63,3% em 2004, e 62,0% em 2000.

Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o aumento no percentual de tentativa de reeleição pode refletir a melhoria dos indicadores:

¿ Os prefeitos sanearam as contas no último mandato e presumem que poderão se planejar melhor num segundo mandato e concluir as obras e projetos iniciados.

No ranking da CNM, o Amapá ocupa o primeiro lugar entre os Estados: 100% dos prefeitos locais se lançaram candidatos. Na última colocação vem o Rio Grande do Norte, com 61% de prefeitos em busca do segundo mandato consecutivo. Como, segundo a lei eleitoral, o administrador público só pode ocupar no máximo duas vezes consecutivas um mesmo cargo eletivo, no primeiro pleito com possibilidade de reeleição, em 2000, todos os prefeitos poderiam disputar pela segunda vez o cargo. Já em 2004, como vários deles estavam cumprindo o segundo mandato, o número caiu. Em 2008, a quantidade de prefeitos com possibilidade de concorrer à reeleição voltou a subir.

Em números absolutos, o partido com a maior quantidade de candidatos à reeleição é o PMDB, com 817 prefeitos.