Título: Pague para entrar, reze para sair
Autor: Dantas, Cláudia; Migliaccio, Marcelo
Fonte: Jornal do Brasil, 15/07/2008, País, p. A2

Crivella vai a Rio das Pedras, dominada pela milícia,

Cláudia DantasMarcelo Migliaccio

Uma saia justa marcou a visita do candidato Marcelo Crivella (PRB) à favela Rio das Pedras, em Jacarepaguá, ontem pela manhã. Pouco depois de circular com assessores e candidatos a vereador, Crivella ¿ que nega-se a pedir permissão para entrar nas comunidades e já havia encarado traficantes armados na Mangueira, no sábado ¿ foi interpelado pelo presidente da associação de moradores local, Eli Bittencourt.

¿ Eu disse que ele (Crivella) deveria ter nos avisado antecipadamente da visita ¿ contou Eli, um dos líderes da comunidade, onde o principal candidato é o vereador Nadinho (DEM), acusado pela polícia de ter ligação com a milícia que notoriamente age na região desde o surgimento da comunidade.

Bittencourt confirmou que, para entrar em Rio das Pedras, é bom pedir autorização:

¿ Se alguém falou alguma besteira para o candidato, não fui eu. Estamos abertos a receber todos, mas eles devem entrar em contato conosco antes.

Crivella preferiu atribuir o constrangimento por que sua comitiva passou a uma questão política.

¿ Como fui acompanhado de candidatos a vereador, é natural que o pessoal da localidade, que tem seus próprios postulantes, fique um pouco descontente, mas não negocio. Chego e entro. O Rio não pode aceitar limites à cidadania ¿ argumentou Crivella.

O senador chegou a Rio das Pedras pouco antes das 10h. Circulou pela comunidade, segundo ele, por cerca de uma hora.

Na Mangueira, sufoco

Assessores de Crivella contaram que o clima não ficou tão tenso quanto na visita de sábado à Mangueira (Zona Norte), quando a comitiva passou por traficantes que ostentavam armamento pesado sem qualquer pudor.

¿ Sábado foi pior ¿ disse um dos membros da comitiva do senador.

O juiz eleitoral Fábio Uchôa disse que qualquer cerceamento de movimentação de candidatos vai ser apurado.

¿ Se houver, o caso é de polícia e vou abrir procedimento e encaminhar o apurado para a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Federal.

Paes repudia

O candidato Eduardo Paes, da coligação Unidos pelo Rio (PMDB-PP-PSL-PTB), disse que repudia "veementemente" todo e qualquer tipo de cerceamento à ida de candidatos que disputam a prefeitura a comunidades.

¿ Acho um absurdo que o presidente da associação dos moradores tenha interferido na visita do candidato do PRB a Rio das Pedras. O senador Crivella, como qualquer outro, não só pode como deve entrar em qualquer lugar dessa cidade na hora e tempo que quiser. É um absurdo que exista restrição ¿ afirmou Eduardo Paes.

O candidato esteve sábado em Rio das Pedras e disse que a visita foi tranqüila.

¿ Sempre fiz campanha em Rio da Pedras. Como vereador, deputado, candidato a governador e, agora, a prefeito. Não preciso fazer acordo para entrar em nenhuma comunidade ¿ disse Paes.

No domingo, o peemedebista visitou as comunidades do Jacarezinho, Manguinhos e o Complexo do Alemão.

O prefeito Cesar Maia (DEM) disse que não há territórios proibidos no Rio:

¿ Isso não existe mais há tempos. O que há para todos são constrangimentos com a presença de traficantes. Não há dono de área.