Título: Procuradores e juízes fazem desagravo a De Sanctis
Autor: Quadros, Vasconcelo
Fonte: Jornal do Brasil, 15/07/2008, País, p. A10

O juiz federal Fausto Martin De Sanctis afirmou, ontem, que a atitude do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, que, em menos de dois dias, cassou duas ordens de prisão decretadas contra o banqueiro Daniel Dantas, é a "gota d"água"" do Judiciário brasileiro.

Sanctis, que participou de ato de desagravo promovido por juízes, promotores e procuradores, disse que os magistrados estão se sentindo desprestigiados.

¿ Freqüentemente somos ameaçados por decisões judiciais comuns ¿ disse. ¿ Por isso acredito que esse movimento representa um grito da magistratura, é a gota d"água. Hoje em dia não se julga mais o fato, julga-se o juiz. O fato concreto é o que menos importa.

Sobre o manifesto pró-Gilmar Mendes, que também ocorreu ontem à tarde, afirmou que o apoio não é imparcial, é promovido por advogados criminalistas que são bem pagos para fazer a defesa dos clientes.

¿ A imprensa deve fazer também papel de filtro ¿ argumentou. ¿ Acusação e defesa são partes. A manifestação das partes tem um interesse sempre. Não querendo desmerecer, mas tenham certeza de que há defesas que ganham muito para agir como parte.

Sanctis, que recebeu o apoio de cerca de 400 juízes, promotores e procuradores, criticou as liminares concedidas por um único juiz que decide sem ter acesso às provas nem aos argumentos do magistrado de primeira instância.

¿ A liminar individual por uma pessoa que não se debruçou sobre um fato complexo deveria, no mínimo, ser referendado pelos demais colegas [da corte] ¿ acrescentou. ¿ Uma pessoa sozinha desfaz o trabalho da polícia, que está há anos no caso, do Ministério Público, de umas 500 pessoas sérias. Muitas vezes isso é desfeito sem observar a prova, simplesmente sobre a abstração de direitos individuais"", afirmou.

Sanctis, que foi criticado por Mendes, disse que não está se sentindo acuado e que, se fosse chamado novamente para decidir o caso Dantas, decretaria novamente as prisões. Sua única ambição, disse, é o salário líquido de juiz.

¿ Eu já passei por muita coisa e nunca me intimidei com nada.