Título: Falta avançar
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 14/02/2005, Opinião, p. A10

Há razões parciais para comemorar o maior número de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil no ano passado. Segundo estimativa do Embratur, cerca de 4,6 milhões de turistas estiveram no país no ano que passou. Se comparado com 2003, trata-se de um dado bastante eloqüente: quase 13% maior. Embora ainda esteja distante do recorde de 5,31 milhões de visitantes estrangeiros registrado em 2000, os dados retomam o patamar de 2001 - ano dos atentados terroristas nos EUA - quando 4,77 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil. Acrescente-se o notável aumento do volume de gastos dos turistas no país: despejou-se no país 30% mais dinheiro em 2003 em relação ao ano anterior, de acordo com o Banco Central.

O Rio continua como o líder na preferência dos turistas estrangeiros, superando de longe São Paulo e Salvador. A cidade, no entanto, ainda deve uma retribuição mais efetiva aos visitantes.

Sondagens revelam, por exemplo, que os encantos naturais do Rio e a cordialidade dos cariocas estão entre os principais motivos de satisfação dos estrangeiros. Sobram, contudo, reclamações pela sujeira, má sinalização e insegurança. Tais evidências explicam a redução do número de visitantes estrangeiros no carnaval deste ano. Foram 20% a menos do que no ano passado, segundo dados divulgados na semana passada. (Ressalve-se a boa notícia de que mais turistas brasileiros escolheram o Rio para passar o carnaval).

São lições relevantes. Apesar da melhora nos números, o Brasil ainda padece de um menor índice de visitantes, se comparado com o tamanho e sua vocação turística. O país recebe quatro vezes menos turistas do que o México, por exemplo. Ganha, por muito pouco, da pequena Costa Rica. Superar os problemas que motivam as queixas dos estrangeiros significará um passo importante para fazer do turismo um setor efetivamente prioritário no país.