Título: Foco nos mais sofisticados
Autor: Thaís Costa
Fonte: Jornal do Brasil, 14/02/2005, Economia, p. A17

Quem não perde com a retirada do subsídio das operadoras móveis sobre os aparelhos são os fabricantes de telefones sofisticados e de marcas mais conhecidas. É o caso de empresas como Gradiente, Sony Ericsson, Motorola, Samsung, Siemens, além da Nokia. A Gradiente conta ainda com a ajuda da mudança de tecnologia. A empresa está prevendo que será forte a troca de aparelhos na plataforma TDMA por GSM ou CDMA, levando o mercado a 20 milhões ou 25 milhões de unidades, afirmou Dante Iacovone, vice-presidente da área de telecom. Desse total, ele prevê que de 13 milhões a 15 milhões serão relativos a novos usuários, enquanto de 7 milhões a 8 milhões corresponderão a substituições.

Além de atender ao mercado interno, a Gradiente tem planos de exportar meio milhão de aparelhos neste ano para a América Latina.

A Sony Ericsson estima que o mercado atinja 24 milhões. Desse total, as reposições deverão responder por 5 milhões. A empresa disputará o mercado com seis modelos e também planeja exportar aparelhos para os países latino-americanos.

A meta, segundo Silvio Stagni, vice-presidente da subsidiária brasileira, é conquistar 5% do mercado no país, e 15% do segmento específico de médio e alto valor. Para isso, serão investidos US$ 5 milhões em marketing neste ano, segundo o executivo.

Parte desse montante será usada na inauguração de um show room da marca nos principais shoppings de várias capitais. São Paulo inaugurou a estratégia com um show room em dezembro no Shopping Iguatemi.