Título: O dia em que São Paulo quase parou
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 04/07/2008, País, p. A4

Pane nos computadores atrapalha maior cidade do país

Uma falha técnica na rede de serviços de transmissão de dados oferecidos pela empresa Telefônica praticamente paralisou São Paulo. O Estado enfrentou, ao longo do dia de ontem, problemas de acesso à internet, com lentidão ou indisponibilidade completa na conexão. Só à noite a situação foi parcialmente contornada.

Segundo a operadora, a rede afetada atende a "grandes empresas privadas e órgãos de administração pública nos âmbitos federal, estadual e municipal". Em nota, a Telefônica informa que uma "ocorrência técnica em alguns equipamentos" gerou o problema, que é sentido desde a tarde de quarta-feira e se intensificou na madrugada de ontem.

A nota informava que, às 20h30, o funcionamento dos serviços de internet na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba e no Litoral Paulista haviam sido normalizados. Segundo a empresa, "mais de 80% dos circuitos que compõem a rede de transmissão de dados para serviços corporativos haviam voltado a funcionar normalmente". A companhia também informou que o problema "ainda persiste em outros municípios do interior do Estado" e que ainda está procurando as causas da pane.

O apagão gerou reflexos nos serviços de banda larga Speedy, conexões dedicadas (de alta velocidade, utilizadas principalmente por empresas) e outros tipos de acesso. O Procon enviou uma notificação para a empresa para que sejam esclarecidos os motivos da paralisação. Em caso de falha comprovada, a multa pode chegar a R$ 3,192 milhões.

Loterias

Em casas lotéricas da Grande São Paulo o problema também interferiu em serviços como apostas e pagamentos, que ficaram instáveis. A Caixa Econômica Federal informa que cerca de 170 estabelecimentos como esses foram afetados na região, em razão de utilizarem a conexão da Telefônica.

A pane na rede da Telefônica prejudicou até os registros da polícia de São Paulo desde o começo da madrugada, de acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). O problema atingiu metade dos 12 mil pontos de acesso mantidos pela Intragov, a rede de comunicação utilizada pelo governo do Estado de São Paulo.

Segundo a Prodesp, a Telefônica é fornecedora da tecnologia empregada no data-center do Governo do Estado mantido em Taboão da Serra (Grande São Paulo). Devido ao apagão, parte dos serviços do Poupatempo, como emissão de CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) e documento de identidade (RG) também estão paralisados.

Neste ano, duas panes mundiais assustaram os internautas. A primeira, no final de janeiro, afetou parte do Oriente Médio e da Índia. Três semanas depois, o YouTube, ficou fora do ar por quase duas horas.