Título: Pistoleiros atacam no fim de semana
Autor: Leandro Bisa
Fonte: Jornal do Brasil, 14/02/2005, Bras´lia, p. D1

Tentativas de chacina marcam Estrutural e Planaltina

Dois grupos de pistoleiros participaram de tentativas de chacinas no domingo do Distrito Federal. Na Vila Estrutural, quatro pessoas foram cercadas e fuziladas. Duas morreram. Caso semelhante aconteceu em Planaltina, onde um rapaz foi assassinado. Sua namorada e o cunhado, também baleados, sobreviveram. No total, o fim de semana registrou quatro assassinatos e 11 pessoas baleadas. A juventude é o traço comum entre as vítimas desse faroeste. Com exceção de um homem de 34 anos, todas as demais têm entre 15 e 23 anos. O dia de ontem foi um dos dias mais violentos do ano. Um dos episódios mais brutos aconteceu na Vila Estrutural, nos primeiros minutos da madrugada. Quatro rapazes conversavam próximo ao campo de futebol, na quadra 2, quando foram cercados por um grupo de homens armados que, segundo testemunhas, começaram a atirar sem qualquer aviso.

Francisco de Assis Oliveira do Nascimento, 17 anos, morreu com nove tiros. Gilmar Santos Albuquerque, também 17 anos, foi atingido na cabeça e abdome. Levado para o Hospital Regional do Guará, foi medicado, mas não resistiu. A terceira vítima é Kleyton Pereira da Silva, 16 anos, que foi hospitalizado e passa bem.

Um outro jovem, que não teve o nome revelado pela polícia, tomou dois tiros no braço, mas conseguiu correr até o posto da Companhia de Policia Rodoviária (CPRv), na via Estrutural. Ele é uma das principais testemunhas da tentativa de chacina - ninguém foi preso ainda. Para o delegado Rodrigo Pires, da 3ª DP (Cruzeiro), o caso tratá-se de um acerto de contas.

- Parece uma rixa entre dois grupos rivais que entraram em confronto. Estamos investigando - comentou o delegado.

Em Planaltina, passavam cinco minutos da meia noite quando Juciel Rodrigues de Oliveira, 18 anos, sua namorada, Valquíria Ferreira Brito, 16 anos, e o irmão dela, Wagner Ferreira Brito, 21 anos, foram cercados numa rua escura, próximo a uma casa de festas - o Salão do Forró - e baleados. Segundo a polícia, Juciel levou vários tiros e morreu na hora. O casal de irmãos foi atingido nas pernas. Pessoas que estavam na casa de festas e ouviram os disparos disseram ter visto apenas um carro cinza, com três homens dentro, saindo em disparada.

Ainda na madrugada de domingo, no Gama, Eduardo Barbosa da Costa, 34 anos, e Glauber Xavier, 16 anos, se envolveram numa briga e foram baleados. Atingido na cabeça, o adolescente morreu.

Por volta das 8h, Gilmar Gomes Santos, 18 anos, tentou assaltar um ônibus. Chegou a tomar o dinheiro do cobrador. Só ao passar pela roleta percebeu que dois policiais militares estavam no fundo do ônibus. Houve tiroteio e o assaltante foi atingido na barriga. Levado ao Hospital Regional de Samambaia, foi operado e escapou da morte. Ninguém mais saiu ferido no episódio.

A vítima mais jovem do domingo sangrento foi o adolescente Wesley Hilal Lima, de 15 anos. Teve sorte. O homem que tentou assassiná-lo atirou várias vezes. Errou a maioria dos tiros e acertou dois, um na coxa e outro na mão. O caso aconteceu em Ceilândia.