Título: Crivella diz que vai a debates na TV
Autor: Thurler, Fernanda; Migliaccio, Marcelo
Fonte: Jornal do Brasil, 21/07/2008, Eleições municipais, p. A11

Senador comemora nova pesquisa e diz esperar ataques na Band; Jandira mostra confiança.

Primeiro colocado em todas as pesquisas já divulgadas de intenção de voto para a prefeitura do Rio, o candidato da aliança entre PRB, PR, PSDC e PRTB, Marcelo Crivella, disse que não seguirá a mesma estratégia de outros políticos e vai comparecer ao debate marcado para o próximo dia 31, na TV Bandeirantes.

¿ Sei que muitos candidatos não vão a debates quando estão na frente das pesquisas ¿ afirmou Crivella. ¿ Mas eu estarei lá, humildemente. Sei que todos vão tentar me atingir, porque sou o líder, mas não sou orgulhoso. O eleitor precisa desse confronto de idéias para escolher em quem irá votar.

Crivella diz que vai procurar manter a postura que adotou até agora.

¿ Política não se faz com o coração nem com o fígado, mas com a cabeça, em nome do interesse público.

Líderes comemoram pesquisa

Os candidatos Crivella e Jandira Feghali (PCdoB-PSB-PTB- PTN -PHS) comemoraram o resultado da primeira pesquisa Ibope, divulgada no fim de semana, em que o senador mantém a liderança, com 23% das intenções de voto, seguido pela comunista, com 14% da preferência do eleitorado.

¿ Estou feliz porque não tenho o recurso da máquina para fazer a campanha. Com o pé no segundo turno, dificilmente a gente perde essa eleição ¿ avaliou a candidata. ¿ A minha candidatura é a que tem mais chance de se ampliar. O candidato que está em primeiro lugar vai manter as intenções de voto.

O senador se disse "feliz e honrado" com mais um resultado em que aparece em primeiro lugar ¿ apesar de ser o candidato com maior rejeição na opinião dos eleitores.

¿ Vejo com extrema honra e respeito. Dignifica e enobrece uma pessoa como eu, preocupada com o futuro e os anseios da população, principalmente a mais pobre ¿ analisou Crivella.

O Ibope projetou ainda um possível resultado em segundo turno: Os dois adversários ficariam empatados tecnicamente, com 33%.

Em terceiro lugar, apareceram Eduardo Paes e Fernando Gabeira, têm 8%. Solange Amaral tem 5%, Chico Alencar), 4%, e Alessandro Molon, 3%. Eduardo Serra (PCB) e Paulo Ramos (PDT), 1% cada.

Gabeira (PV) também se mostrou animado.

¿ Quando a propaganda começar na TV, no dia 19 de agosto, as pessoas vão conhecer de fato os candidatos ¿ disse Gabeira, que terá mais de quatro minutos e quarenta segundos por dia.

Solange Amaral deu pouca importância à pesquisa do Ibope.

¿ Olhe a minha cara de preocupação ¿ ironizou a candidata ao ser confrontada com os números. ¿ Foi a primeira pesquisa do Ibope, é assim mesmo, não quer dizer nada. segundo o Datafolha, eu continuo em terceiro lugar. A campanha está só começando, não vou mudar minha forma de agir.

Chico Alencar (PSOL-PSTU)) também relativizou:

¿ As pesquisas são como postes de iluminação pública. Há aqueles que se escoram nelas para não caírem. Há os outros, que utilizam a luz para traçarem seus caminhos. Nós ficamos no segundo grupo.