Título: Patrus pede que Serra ajude a fiscalizar
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/01/2005, País, p. A2

SÃO PAULO - O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, pediu ontem ao prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), ajuda na fiscalização do programa de transferência de renda do governo federal Bolsa Família. Os dois tiveram um encontro no Palácio do Anhangabaú, sede da administração paulistana, um dia depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apelar para que também Ministério Público, Tribunal de Contas e Corregedoria-Geral fiquem atentos à distribuição dos benefícios do programa.

- Estamos trabalhando um grande pacto com todos os prefeitos e prefeitas do Brasil, por isso estamos também aqui em São Paulo, no sentido de que eles se tornem cada vez mais parceiros do Bolsa Família, fiscalizando, acompanhando os cadastros, para que o dinheiro chegue às famílias que estejam dentro das condições previstas na lei - disse o ministro.

O Bolsa Família unificou, desde outubro de 2003, as ações de transferência de renda do governo federal às famílias que vivem em condição de pobreza. Desde a sua instituição, ocorreram diversas denúncias de fraude, principalmente de pessoas - inclusive ligadas a autoridades - que recebiam o benefício sem preencher os requisitos.

Ontem, Lula lançou a Rede Pública de Fiscalização do Bolsa Família, uma parceria entre governo federal, ministérios públicos Federal e estaduais, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União. Os órgãos trabalharão de forma integrada na vigilância do programa.

De acordo com Patrus Ananias, 166 mil famílias são atendidas pelo programa em São Paulo hoje. Ele contou ainda ter dito a Serra que o governo federal pretende ampliar o programa na cidade

- Eu fiz questão de vir para dizer a ele que nós queremos manter, consolidar, e ampliar essas parcerias - anunciou o ministro do Desenvolvimento Social.