Título: Para conseguir sediar a Olimpíada
Autor: Dantas, Cláudia; Thurler, Fernanda
Fonte: Jornal do Brasil, 20/07/2008, Eleições Municipais, p. A6

Transporte e hospedagem são os maiores problemas que o futuro prefeito terá de enfrentar.

Sediar os Jogos Olímpicos é um sonho que o Rio já tentou realizar duas vezes ¿ em 2004 e em 2012. Esta é a primeira vez que a Cidade Maravilhosa chega à fase final. No entanto, precisa melhorar em muitos aspectos, entre eles infra-estrutura, aeroporto, transporte, hospedagem e segurança, para sediar as provas em 2016. Aliás, são esses os desafios que o futuro prefeito terá de enfrentar para poder responder às exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Mesmo em desvantagem ¿ no total, o Rio recebeu a menor nota em relação às concorrentes Chicago, Madri e Tóquio ¿ as chances estão mais próximas do que nunca. O ponto forte é que nenhuma cidade da América do Sul sediou um evento desse porte, fato que o COI quer incentivar.

Na quarta-feira, o governador Sérgio Cabral comemorou a liberação de R$ 85 milhões, verba aprovada em Brasília, para custear parte do evento.

Contudo, o arquiteto e urbanista Ivan Campos ressalta que os maiores desafios para o futuro prefeito e para a cidade são os problemas com transporte e hospedagem.

¿ Diariamente, enfrentamos engarrafamento na auto-estrada Lagoa Barra. Imagine qual será o cenário em uma Olimpíada, quando a concentração de pessoas é muito maior ¿ pondera.

O urbanista também criticou o esquema de transporte oferecido durante o Pan, "como as faixas exclusivas das vias expressas, que ficavam livres, enquanto as outras, engarrafadas".

Em relação às acomodações, Ivan faz um alerta, em que "o surgimento de novas vilas olímpicas tem de estar atrelado ao saneamento básico, com mais infra-estrutura no escoamento do esgoto e no recolhimento do lixo", diz.

Deficiências

O economista e especialista em planejamento urbano (Ipur/UFRJ), Mauro Osório, também aponta o setor de transportes com a principal deficiência. A cidade terá de apresentar para o COI, já em fevereiro de 2009, alternativas para o trânsito e como se dará o deslocamento até os locais de competição.

Todos os candidatos à prefeitura do Rio já assinaram carta-compromisso com Comitê Olímpico Brasileiro (COB) a fim de se responsabilizarem por projetos importantes como a linha quatro do metrô, que liga a Zona Sul até a Barra, e também o Corredor T5, da Barra à Zona Norte.

¿ O futuro prefeito já chega com esta importante missão, mas se tivermos outra epidemia de dengue, por exemplo, poderemos perder muitos pontos ¿ defende.

A questão da segurança pública não é encarada como um problema grave para o especialista. Durante esses eventos, "a cidade parece viver um grande armistício", avalia.

Outro item importante para o COI, a capacidade hoteleira, também não preocupa Osório, que até sugere soluções como os transatlânticos hoteleiros ou a construção de novos prédios residenciais, nos mesmos moldes da Vila do Pan. Só que desta vez, a idéia seria hospedar também os visitantes.

O COI exige 40 mil apartamentos, mas o Rio só dispõe de 27 mil unidades até agora. Há tempo?