Título: DEM chegou ao ponto de copiar símbolo dos britânicos
Autor: Bruno, Raphael
Fonte: Jornal do Brasil, 20/07/2008, País, p. A15

Brasília

Quem não tem vergonha de assumir os laços internacionais e mergulhou de cabeça na CDI atrás de lições valiosas é o Democratas. Desde 2001 membro pleno da entidade, líderes do partido estão em constante intercâmbio principalmente com o Partido conservador britânico e o Partido Popular espanhol.

A observação do que estava acontecendo lá fora para aprimorar a disputa política aqui dentro ganhou ainda mais importância quando o partido começou a perder espaço no cenário político nacional, ficando afastado do poder central e vendo sua bancada no Congresso encolher. A contribuição dos parceiros da Europa, por onde uma "onda de esquerda" já não se esboça há alguns anos, foi um dos fatores que levou o PFL a se reformular e mudar a nomenclatura para DEM.

A exemplo do PDT, a tentativa de, não só criar identidade, mas apostar numa tática que já deu certo, foi seguida até na escolha do novo símbolo. A árvore do Democratas lembra bastante a figura que há anos representa os Tories, como é conhecido o Partido Conservador britânico.

Mesmo legendas que não se dedicam a alguma entidade mais ampla não abrem mão dos contatos internacionais. Partidos como o PSB e o PCdoB, por meio de suas secretarias de relacionamento internacional. (R. B.)