Título: Ex-algoz de Dantas inicia curso em Brasília
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/07/2008, País, p. A7

O delegado Protógenes Queiroz, afastado do comando das investigações da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, deu início, ontem, ao curso superior da instituição na Academia Nacional de Polícia, em Brasília. Oficialmente, a PF afirma que Protógenes deixou as investigações para participar do curso, que exige a presença dos agentes policiais.

O delegado, no entanto, sustenta que foi afastado das investigações por determinação da cúpula da PF. Protógenes protocolou na última sexta-feira representação no Ministério Público Federal para denunciar que foi forçado a deixar o caso. Ele reclama, na representação, que foi prejudicado pela falta de recursos humanos e materiais para a condução das investigações.

O acesso à Academia Nacional de Polícia, onde o delegado realiza o curso, é restrito aos policiais federais. O delegado não deu declarações ao chegar ao local. A última aparição pública de Protógenes foi na sexta-feira, quando concluiu o relatório final da Operação Satiagraha.

O delegado encerrou o inquérito após tentar ouvir o banqueiro Daniel Dantas na última sexta-feira, mas ele se recusou a responder os questionamentos do delegado. Protógenes indiciou o banqueiro e mais nove pessoas investigadas na operação por gestão fraudulenta e formação de quadrilha. Com o relatório, ele deixou o caso para fazer o curso obrigatório de formação de delegados da PF.

Após apresentar o relatório, o delegado leu pronunciamento na sede da PF no qual afirmou que cumpria determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e em obediência aos seus superiores na Operação Satiagraha.

A PF chegou a divulgar trechos de conversa gravada na reunião em que Protógenes foi afastado da operação, mas somente quatro minutos das quase três horas de encontro.