Título: A arte do País em oficinas
Autor: Rafael Baldo
Fonte: Jornal do Brasil, 22/01/2005, Brasília, p. D8

Representantes querem plano nacional de valoração da diversidade cultural

Brasília recebe hoje grupos populares e culturais de diversos estados e municípios para a oficina preparatória ao Seminário Nacional de Culturas Populares. O evento acontece no Complexo Cultural Funarte. Interessados em debater as propostas para o fortalecimento e enriquecimento das artes populares podem participar da Oficina. As inscrições são feitas na sala Cássia Eller do Complexo Cultural Funarte. Grupos com particularidades culturais bem diversificadas participaram das 15 oficinas promovidas nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. As propostas debatidas nas oficinas serão encaminhadas para o aprofundamento das discussões no Seminário Nacional, coordenado pela Secretaria de Diversidade Cultural.

- O objetivo do seminário é propor ao governo a criação de um plano nacional que respeite as diversidades culturais presentes no País- esclarece Leonardo Fernandes, gerente de Promoção da Funarte Brasília e organizador do evento.

Os grupos Rede Cerrado e Violeiros da Chapada dos Veadeiros participarão da oficina. Além da presença de pesquisadores e alunos do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. Segundo Fernandes, nos dias 23 e 26 de fevereiro, 600 pessoas estarão presentes no Seminário Nacional. Comitivas de outras cidades brasileiras já confirmaram a participação.

- A preservação do Patrimônio Cultural Popular é fonte de desenvolvimento econômico e social de uma Nação - diz Leonardo Hernandes. A preocupação em elaborar um projeto destinado a valorização das diversidades culturais presentes no extenso território brasileiro surgiu no ano passado.

Informações e inscrições para a oficina de Culturas Populares podem ser obtidas pelo telefone (61 226-9228).