Título: Em duas comissões, dois momentos tensos
Autor: Falcão, Márcio
Fonte: Jornal do Brasil, 11/06/2008, País, p. A2

O requerimento que pode trazer a chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, de volta ao Congresso na condição de acusada deve ser votado no mesmo momento em que a ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Denise Abreu, começa a falar na Comissão de Infra-Estrutura do Senado a respeito de suas acusações de que integrantes do governo trabalharam diretamente na venda da Varig e da VarigLog, a favor do fundo americano.

Ontem, a cúpula do governo reuniu líderes e integrantes governistas da comissão para dar orientações sobre a postura que devem assumir na sessão de hoje. No encontro, coordenado pelo ministro das Relações Institucionais, José Múcio, Dilma e seu braço-direito apresentaram aos senadores todo o processo de venda da Varig e da VarigLog.

Dilma e Erenice, inclusive, prometeram armar hoje os governistas com uma espécie de apostila com todos os detalhes técnicos e cronológicos da venda que possam garantir que a operação foi feita dentro da legalidade, seguindo a risca a Lei de Falências.

A linha de defesa que os governistas devem sustentar na audiência é de que os motivos que levaram Denise a envolver a ministra nas denúncias é um possível ressentimento, uma vez que deixou o governo respondendo a uma sindicância e um processo no Ministério Público de São Paulo, além de não ter sido acolhida em nenhum outro cargo público.

¿ É preciso entender que tem interesses comerciais de empresários e interesses políticos de desgastar o governo ¿ avalia o líder do PSB no Senado, Renato Casagrande (ES).

A oposição, na outra linha de tiro, diz que é preciso dar todo espaço necessário para que Denise possa explicar e comprovar todas as acusações. (M. F.)