Título: Corretivo para maquiagem
Autor: Daniel Pereira e Gláucia Abreu Andrade
Fonte: Jornal do Brasil, 19/02/2005, Economia, p. A17

Ministério da Justiça investiga 32 empresas suspeitas de reduzir quantidade de produto em embalagem sem alerta claro

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça determinou ontem a abertura de 46 processos administrativos contra empresas suspeitas de maquiagem de produtos, ou seja, de reduzir a quantidade de mercadorias por embalagem sem alertar os consumidores, de forma clara, sobre a alteração. Se condenadas, as empresas terão de pagar multa entre R$ 212 e R$ 3,2 milhões ao fim de cada processo, como determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC). O setor de alimentos responderá a 27 processos. Destaque para Kraft Foods, Nestlé e Unilever Bestfoods Brasil, alvos de quatro investigações cada uma. As empresas são acusadas de diminuir o tamanho da barra de chocolate Amaro de 200 gramas para 170 gramas, a quantidade de vitaminas e nutrientes na lata de Farinha Láctea e o caldo Knorr de 60 gramas para 57 gramas, respectivamente, entre outras irregularidades.

Por meio de assessoria de imprensa, a Nestlé disse dispor de argumentos para comprovar que não houve má-fé ou desrespeito ao CDC em qualquer dos casos investigados.

''Ressaltamos que a Nestlé, pioneira no atendimento ao consumidor no Brasil, sempre primou pelo total respeito ao consumidor, buscando atender às suas expectativas em relação aos produtos e serviços'', afirmou a multinacional suíça em nota.

Já a assessoria da Kraft declarou que as mudanças foram feitas de acordo com as regras definidas pelo governo.

''Conforme indicações do mercado consumidor, o objetivo da empresa foi tornar seus produtos mais acessíveis'', informou a empresa em nota à imprensa.

Procurada pelo Jornal do Brasil, a assessoria da Unilever Bestfoods Brasil não se manifestou até o fechamento da edição. A Unilever Brasil responderá a outros três processos. Um deles pela diminuição da quantidade de sabão em pó, de 1.000 gramas para 900 gramas, por pacote das marcas Omo, Minerva, Campeiro e Brilhante. Suspeita de diminuir a quantidade de balas Butter Toffes sem avisar os consumidores adequadamente, a Arcor declarou que apresentará defesa ao DPDC no momento adequado.