Título: Mantega diz que empréstimo foi normal
Autor: Magnavita, Claúdio
Fonte: Jornal do Brasil, 13/06/2008, País, p. A2

Brasília

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, distribuiu, ontem, por meio de sua assessoria, a seguinte nota oficial, comentando sua participação do caso Varig/VarigLog:

"Com relação às reportagens publicadas nas edições desta quinta-feira (12/06) no Jornal do Brasil e na Gazeta Mercantil, sob os títulos "Mantega deu início às negociações" e "Mantega viabilizou primeira venda da aérea", respectivamente, a Assessoria de Comunicação do Ministério da Fazenda esclarece:

1. No dia 8 de novembro de 2005, o BNDES, a TAP e o Conselho de Administração da Varig assinaram contrato de financiamento (Sociedade de Propósito Específico ¿ SPE) no valor de US$ 41,3 milhões à empresa Aero-LB Participações S.A., formada pela TAP e por investidores brasileiros para a compra da Varig Logística S. A. (VarigLog) e Varig Engenharia e Manutenção S.A. (VEM). A operação teve o acompanhamento e a aprovação do Poder Judiciário, por meio do juiz Luiz Roberto Ayoub, da Oitava Vara Empresarial do Rio de Janeiro.

2. O referido empréstimo foi legitimado por todas as instâncias do BNDES, à época presidido pelo ministro da Fazenda Guido Mantega.

3. Antes da operação, o DAC avalizou a associação da TAP com as empresas brasileiras.

4. Todas as garantias necessárias foram apresentadas pela TAP, inclusive com o aval do Tesouro português, pois a empresa é estatal.

5. Como a negociação não foi concretizada, já que o grupo Varig recebeu uma proposta que considerou financeiramente melhor, o montante do empréstimo foi devolvido ¿ com as devidas correções e os juros contratuais ¿ em fevereiro de 2006.