Título: Cabral chama militares de marginais
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 17/06/2008, Cidade, p. A11
OAB diz que Exército se tornou protagonista nocivo na tragédia imposta aos moradores.
da redação
O governador Sérgio Cabral classificou de "marginais" os militares do Exército que teriam entregado três jovens a traficantes do Morro da Mineira, na manhã de sábado. Três dos 11 militares suspeitos confessaram o crime para a polícia. Os jovens foram assassinados por criminosos de uma facção rival à do Morro da Providência, ocupado pelo Exército. Cabral, que está em Berlim, disse que a Polícia Civil identificou e pediu à Justiça a prisão dos 11 militares.
¿ A Polícia Civil atuou com firmeza no caso desses 11 marginais que não honraram a farda do Exército Brasileiro. Eles estão apenas travestidos com a farda, portanto devem ser tratados como criminosos ¿ disse Cabral.
Segundo o governador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministério da Defesa estão acompanhando o caso. Ele ressaltou que é preciso agir dentro da lei.
¿ Temos que agir dentro da lei ¿ frisou o governador. ¿ Não é porque alguém tem a farda que deve ser protegido. É como agimos em relação a soldados e oficiais da PM que cometem desvios.
Para frear o crescimento da violência, Cabral anunciou que irá aumentar o efetivo de policiais. Até o final do ano serão mais 900 PMs nas ruas. O governador disse ainda que um concurso público vai acrescentar outros 3,2 mil homens na PM.
¿ Precisamos de mais policiais para deslocamentos e enfrentamentos, que são indesejáveis, mas inevitáveis, nas comunidades.
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, qualificou como "um escândalo torpe, intolerável, que reclama providências drásticas e imediatas" o suposto envolvimento de militares do Exército no assassinato dos jovens.
¿ Arranha a imagem do Exército brasileiro, ali chamado no papel de pacificador dos conflitos impostos à população trabalhadora pela presença nefasta de traficantes, milícias para-militares e polícia, freqüentemente tão agressiva e predadora quanto os delinqüentes ¿ critica Britto. ¿ Ao adotar o padrão que deveria mudar, torna-se o Exército mais um protagonista nocivo, na tragédia de horrores imposta aos moradores.
Senador lamenta mortes
Ontem, o senador Marcelo Crivella (PRB) divulgou nota oficial lamentando a morte de três moradores. O Exército ocupa o Morro da Providência com a justificativa de dar segurança aos trabalhadores do projeto Cimento Social, fruto de uma emenda do senador.
¿ Eu lamento muito tudo isso. O Exército tem de dar o exemplo. Se ficar comprovado que eles desrespeitaram a lei, tem de haver uma punição exemplar dos culpados.