Título: Imigrantes recebem incentivo para voltar a seus países
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 17/06/2008, Internacional, p. A22

Governo paga seguro desemprego, fundo de garantia e outros benefícios.

Imigrantes estrangeiros desempregados que moram legalmente na Espanha poderão pedir auxílio financeiro ao governo espanhol para retornarem aos seus países. A medida inclui brasileiros e outros estrangeiros de mais 18 nacionalidades. A intenção dos espanhóis é mandar de volta para casa cerca de 1 milhão de imigrantes, como forma de reduzir o clima tenso que impera no país por causa do desemprego.

De acordo com uma reportagem do jornal El País, um acordo com 19 nações vai permitir que os espanhóis paguem o seguro desemprego, fundo de garantia e outros benefícios aos imigrantes que optem por deixar a Espanha. Em troca, porém, o estrangeiro abre mão de seu visto de residência e também fica impedido de retornar por, no mínimo, três anos.

Por ser válida apenas para imigrantes legais, a medida reduz bastante o número de estrangeiros que poderão se beneficiar dos incentivos. Mesmo assim, cálculos das autoridades espanholas demonstram que a medida poderá retirar do país quase metade dos estrangeiros legalizados.

Pelas contas do governo, existem cerca de 170 mil imigrantes que vivem de forma legal no país, mas que estão desempregados. No caso do Brasil, seriam 72 mil trabalhadores vivendo com visto na Espanha ¿ 1.600 deles desempregados e aptos a retornar ao Brasil com o incentivo.

O governo brasileiro já foi informado da iniciativa e o Itamaraty alerta que as autoridades européias precisam garantir o respeito aos direitos humanos dos imigrantes. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, informou que o Brasil abrirá um centro para dar apoio aos imigrantes em Madri.

¿ Vamos informar os brasileiros quais são seus direitos ¿ afirmou.

Ultimamente, o tradicional fluxo migratório internacional de brasileiros deixou de ter os Estados Unidos como destino principal. A Europa tornou-se a meta, segundo um estudo da pesquisadora Lúcia Bógus, da PUC-SP.

Brasileiros barrados

Em janeiro e fevereiro deste ano, a Espanha barrou a entrada de 880 brasileiros que tentaram entrar no país. No fim de março, o tratamento que o governo espanhol destinou aos que chegavam do Brasil foi considerado "equivocado" pelo próprio Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha e os casos de brasileiros deportados geraram protestos e indignação no Brasil.

No início de abril, Brasil e Espanha assinaram, em Madri, um protocolo de seis pontos para tentar pôr fim à então crise diplomática que resultou das atitudes do governo espanhol em relação aos imigrantes e turistas brasileiros. Os países se comprometem a permitir que aqueles que não obtiverem visto de entrada possam buscar ajuda de seus respectivos consulados. Nos últimos anos, os imigrantes brasileiros estiveram entre as cinco nacionalidades que mais pedem ajuda para voltar.