Título: Estratégias para fugir da turbulência internacional
Autor: Oliveira, Wagner; Feltrin, Ariverson
Fonte: Jornal do Brasil, 04/08/2008, Economia, p. A18

Num cenário de turbulência como esse, a Gol decidiu fundir operações com a Varig. A empresa submeteu semana passada à Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) plano de reestruturação societária das subsidiárias GTA e VRG para reuni-las em uma única companhia aérea. Em comunicado ao mercado, a direção do grupo afirma que a integração visa a proporcionar maior eficiência, explorar sinergias e ampliar e melhorar a oferta de serviços. Para o Sindicato Nacional dos Aeroviários e especialistas do mercado, existe o risco de demissões. As duas empresas têm hoje cerca de 16 mil funcionários.

A British Airways informou sexta-feira que pretende elevar os preços das passagens, reduzir o número de assentos e restringir os gastos com combustíveis, uma vez que seus lucros do primeiro trimestre fiscal caíram 90%. A decisão ocorre três dias depois de a empresa ter anunciado a realização de conversações com a Iberia Líneas Aéreas de España SA com vistas a uma possível fusão.

Analistas consideram um passo atrás a decisão de estatizar as Aerolineas Argentinas, que provoca caos aéreo em vários aeroportos ao deixar passageiros em filas intermináveis. Em 1990, quando foi privatizada, a empresa deixou para trás dívida de US$ 900 milhões ¿ assumida pelo governo argentino. Quase 20 anos depois, volta a acumular quase US$ 1 bilhão em novas dívidas, causadas, segundo o mercado, por má administração e intervenção do Estado, que não permite reajuste das tarifas.