Título: De surpresa, Hugo Chávez aparece para discutir energia
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 05/08/2008, Economia, p. A17

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, avaliou a reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, como um "encontro inédito". Segundo Amorim, os dois líderes manifestaram "grande entendimento" do ponto de vista político.

¿ Há um desejo tanto da Cristina como do presidente Lula para que haja mais investimentos brasileiros na Argentina e também investimentos argentinos no Brasil. Para que haja mais cooperação. Tudo isso foi reiterado sem nenhuma preocupação de invasão brasileira no mercado argentino. As empresas brasileiras são bem vindas e vice-versa ¿ afirmou o ministro.

Amorim disse que além da cooperação econômica entre os dois países, os líderes sul-americanos discutiram projetos já em andamento, como a construção da Usina Hidrelétrica de Garabi, no Rio Uruguai, e a possibilidade de aceleração no cumprimento dos prazos.

Temas com previsão de desdobramentos posteriores, como a TV digital, também foram discutidos, segundo o chanceler.

Ele confirmou ainda um rápido encontro trilateral com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que chegou ontem a Buenos Aires.

O chanceler confirmou que o encontro não estava previsto oficialmente.

¿ Falaram sobre a cooperação em energia. O presidente Chávez chegou a levantar a possibilidade do gasoduto, uma coisa que terá que ser examinada, e falou da cooperação que já está havendo sobre gás natural liqüefeito ¿ lembrou Amorim.