Título: Frade francês ameaçado de morte
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/02/2005, País, p. A5

Henry des Roziers, frade francês que atua na região de Xinguara, no Pará, principalmente no combate ao trabalho escravo, é o próximo ''ativista dos direitos humanos marcado para morrer''. O alerta é do conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil e ex-presidente da seccional da entidade no Pará, Sérgio Alberto Frazão Couto. Na reunião mensal do Conselho Federal da OAB ele pediu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determine proteção especial ao religioso, ligado ao Conselho Pastoral da Terra (CPT).

- O frei desempenha naquela região um trabalho intenso, e vivem chegando até nós denúncias de que vão matá-lo. E eu sei que vão. É só uma questão de tempo - afirmou Sérgio Alberto.

O conselheiro da OAB no Pará sublinhou a necessidade de as instituições da sociedade civil fazerem com que o governo federal ''vista a carapuça e assuma a responsabilidade por aquilo de que é verdadeiramente culpado''. Depois de fazer um histórico dos conflitos no Pará, acrescentou que assassinatos como o da Irmã Dorothy Stang ''ocorrem todos os dias, tendo como vítimas pessoas paupérrimas e desconhecidas''.

- No Sul do Pará, os freis e irmãs estão ameaçados. Serra Pelada é um barril de pólvora. E o que vemos é a irresponsabilidade de governos que se sucedem, sem nada fazer para resolver as causas dos conflitos. Não adianta também federalizar os crimes contra os direitos humanos sem que as varas federais tenham sempre policiais por perto - concluiu o conselheiro da OAB no Pará.