Título: Parque de Biotecnologia
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/02/2005, Brasília, p. D3

DF se prepara para abrigar empresas de pesquisa

O secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, deputado Izalci Lucas, visita hoje a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 37 unidades de pesquisa da Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O secretário estará acompanhado por uma comitiva composta pelo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), Emir Suaiden, entre outros representantes do governo do DF com o objetivo de discutir os projetos de pesquisa e desenvolvimento que vêm sendo executados em conjunto entre as instituições nas áreas de coleta, caracterização e conservação de espécies vegetais, animais e microbianas, e de biotecnologia, controle biológico de pragas e reprodução animal. A comitiva será recebida pelo chefe geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral, que apresentará os projetos de pesquisa atualmente em desenvolvimento na unidade, que contam com o financiamento da Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF e da FAP/DF.

Depois, eles seguirão em visita aos laboratórios onde são desenvolvidas as pesquisas. Primeiro, conhecerão os de caracterização e conservação de recursos genéticos, onde são desenvolvidas pesquisas para preservação de espécies vegetais de importância para a alimentação e raças de animais domésticos ameaçadas de extinção.

Parque Tecnológico Sucupira de Biotecnologia e Agronegócios -A segunda parte da visita será realizada no Campo Experimental Sucupira, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, localizado a cerca de 40 km do Plano Piloto, onde são desenvolvidas as pesquisas de reprodução animal e onde encontram-se também as raças de animais domésticos ameaçadas de extinção. O Parque Tecnológico Sucupira de Biotecnologia e Agronegócios, um projeto elaborado em conjunto entre a Embrapa, a Universidade de Brasília (UnB) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF, que prevê a criação de um espaço com a infra-estrutura adequada para a instalação de empresas de base tecnológica. O objetivo é promover de forma financeiramente sustentável a geração, desenvolvimento e difusão de tecnologias geradas pela Embrapa e por empresas parceiras

O Parque Tecnológico permitirá a instalação de diversas empresas dos setores de biotecnologia e agronegócios, que desejem usufruir de sua localização geográfica privilegiada e ambiente propício à pesquisa e inovação tecnológica, mantendo íntegros seus mananciais e áreas de preservação ambiental.