Título: Transplantes de fígado serão realizados apenas no HGB
Autor: Bellei, Carolina; Linhares, Janaina
Fonte: Jornal do Brasil, 31/07/2008, País, p. A2

O Ministério da Saúde informou que o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Hospital do Fundão), na Ilha do Governador, Zona Norte da cidade, não receberá mais cirurgias de transplante de fígado. Segundo o Minstério, a única instituição com equipe qualificada e habilitada para esse tipo de procedimento passou a ser o Hospital Geral de Bonsucesso, em Bonsucesso.

Segundo a superintendente de Atenção Especial de Gestão Técnica da Secretaria de Estado de Saúde, Hellen Miyamoto, o órgão ainda não foi informado da medida, e ressaltou que essa decisão depende do afastamento dos médicos envolvidos na fraude denunciada pelo Ministério Público Federal (MPF).

A situação dos médicos será analisada amanhã, durante uma reunião do diretor de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame com o Secretário de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes.

Novo sistema de cadastro

Hellen disse ainda que o Sistema Nacional de Transplante enviou um documento à secretaria informando sobre a possibilidade de implantação de um novo modelo de cadastramento nacional para a fila de transplantes, no qual Rio encabeçaria a lista dos primeiros estados onde esse modelo seria colocado em prática. O sistema seria parecido com o de São Paulo, que permite que os pacientes acompanhem seu lugar na fila, o que não acontece atualmente.