Título: ONU pede que América Latina não desperdice
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/08/2008, Economia, p. A17

Santiago

A América Latina pode melhorar, de forma rápida e eficaz, a disponibilidade total de comida, reduzindo o desperdício que faz com que milhares de toneladas de alimentos em bom estado sejam perdidas, recomendou a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) em um relatório divulgado ontem, em Santiago, no Chile.

Apenas no Brasil, são desperdiçadas, anualmente, cerca de 70 mil toneladas de alimentos, com uma perda de 64% do que se planta, devido ao mau gerenciamento da cadeia produtiva e a hábitos de alimentação, destaca o informe.

No México, são 23 mil toneladas de comida jogadas no lixo por ano, em função do descuido no manejo de alimentos, principalmente cereais e frutas. Já na Colômbia o desperdício é de pelo menos 15 mil toneladas, segundo o documento da FAO ¿ que tem no Chile seu escritório regional para a América Latina.

¿ Não temos dados confiáveis em outros países, mas estamos falando de quantidades aterradoras ¿ disse Andrés Pascoe, um dos autores do relatório, à agência France Presse. ¿ O desperdício de alimentos em época de crise, soluções para o paradoxo do sistema de alimentação global.

O paradoxo se apresenta porque, nessa região, uma das mais ricas em produção de alimentos, cerca de 52 milhões de pessoas passam fome e 9 milhões de crianças sofrem de desnutrição.