Título: Mantega: ciclo de aumento da inflação acabou
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/08/2008, Economia, p. A17

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que considera encerrado o ciclo de aumento da inflação no país. Para ele, os índices que indicam os aumentos de preços serão reduzidos nos próximos meses em direção ao centro da meta.

¿ O pior já passou porque todos os preços estão caindo. A inflação está sob controle no Brasil ¿ afirmou Mantega após participar de almoço, em São Paulo, com empresários da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib).

Segundo Mantega, o quadro inflacionário internacional está sendo revertido. Apesar disso, Mantega ponderou não saber se tal tendência é definitiva. Analistas do mercado financeiro ouvidos pelo BC (Banco Central) trabalham com o cenário de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado para definir a meta oficial de inflação), tenha chegado em julho ao acumulado de 6,5% em 12 meses.

Nos 12 meses encerrados em junho, segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE, o resultado acumulado já estava em 6,06%. Outros índices de inflação, calculados por entidades como Fundação Getulio Vargas (FGV) e Fipe, já apontam uma desaceleração das taxas nas últimas semanas.

O ministro argumentou ainda que os preços internacionais do petróleo, apesar de instáveis, mostram queda, assim como os valores das commodities agrícolas.

¿ A economia brasileira está caminhando para o patamar adequado de crescimento ¿ afirmou. Segundo Mantega, o crescimento "não é exagerado, mas é robusto". ¿ A economia brasileira segue um pouquinho menos acelerada que no ano passado, mas na rota do crescimento. Considero que 4,5% e 5% de alta do PIB é vigoroso.

Mantega, que falou rapidamente com os jornalistas, evitou comentar a saída de Jorge Rachid do cargo de secretário da Receita Federal. Rachid foi substituído Lina Maria Vieira, funcionária de carreira desde 1976, e duas vezes secretária da Fazenda do Rio Grande do Norte.