Título: Nova legislação trouxe mais transparência ao processo
Autor: Dantas, Cláudia
Fonte: Jornal do Brasil, 03/08/2008, Tema do Dia, p. A2
Com investimentos reduzidos, publicitários e marqueteiros políticos precisam planejar estratégias mirabolantes para divulgar os candidatos e persuadir eleitores. Contudo, estes especialistas acreditam que a nova legislação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trouxe mais transparência às disputas. Para a corrida eleitoral, os marqueteiros sugerem muito corpo-a-corpo, uma boa foto e uma boa logomarca, mas é a televisão que vai decidir os resultados das urnas. O horário eleitoral gratuito, que começa dia 19 de agosto, com audiência de quase 50%, terá tempo diferenciado para os 12 candidatos. Dependendo das coligações, os programas de alguns partidos superam a casa dos seis minutos. Nas pequenas cidades, por exemplo, os candidatos vão de casa em casa cumprimentar os eleitores explica Hayle Gadelha, consultor de marketing político, que já atuou nas campanhas de Anthony Garotinho para governador, em 1998 e de Luiz Fernando Pezão eleito prefeito de Piraí por duas vezes. Segundo Gadelha, as campanhas eleitorais são bem diferentes umas das outras, e não se pode comparar o Rio com pequenas cidades. O consultor exemplifica o caso de Rio das Flores, com apenas 8 mil eleitores. Os investimentos com o horário eleitoral gratuito também são diferenciados, e tudo depende do caixa de cada candidato. O orçamento pode variar entre R$ 1 mil até R$ 5 milhões Serão 45 dias no ar, e quem disputa mesmo vai desembolsar mais grana. A alternativa pode ser dividir a verba com os partidos coligados ensina Gadelha. Já as ações de telemarketing, dentro das novas regras do TSE, precisaram ser ajustadas. As ligações automáticas foram proibidas. Marqueteiro aposta na TV Para o também marqueteiro político, Carlos Rayel, é a TV que decide a campanha. Segundo Rayel, em Guarulhos (SP) não houve acordo entre os partidos e a Justiça Eleitoral, e a televisão ficou de fora da disputa. A divulgação dos candidatos na cidade paulista será através do rádio. O Rio é mais democrático, porque houve acordo entre os partidos e o TRE conta Rayel. O consultor, que já trabalhou nas candidaturas de Orestes Quércia e Anthony Garotinho (campanha presidenciável), destaca a internet como uma importante ferramenta de divulgação nos dias de hoje.