Título: Crivella e Paes lideram apreensões na campanha
Autor: Raposo, Fred
Fonte: Jornal do Brasil, 11/08/2008, Tema do dia, p. A2

Dois dos candidatos à prefeitura da cidade com campanhas de maior arrecadação, segundo prestação parcial de contas feitas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no início de julho, Eduardo Paes (PMDB) e Marcello Crivella (PRB) representam, juntos, mais de um terço do total de propaganda irregular apreendida durante o último mês, quando a campanha começou na cidade.

Dados parciais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ¿ que não incluem as áreas da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes ¿ revelam que, das 1.274 placas recolhidas pela fiscalização do órgão, 262 faziam referência à campanha de Eduardo Paes e 205, à do ex-bispo da Igreja Universal, Marcelo Crivella.

Em sua defesa, Paes diz "não saber o motivo" da colocação irregular do material de sua campanha, mas afirma que procura orientar os homens que trabalham para ele de modo que "as regras do TRE sejam sempre respeitadas".

¿ Gostaria de me desculpar com as pessoas do TRE pelo equívoco. Estamos fazendo esforço enorme para ajustar a campanha às regras ¿ declarou o peemedebista, que teve propaganda recolhida em Jacarepaguá, Guadalupe, Ricardo de Albuquerque, Vila da Penha e Vicente de Carvalho.

Exemplo ruim

Paes vai mais longe. Segundo ele, o futuro administrador da cidade tem de dar o exemplo para a população. Por isso, está sempre em cima dos divulgadores de sua campanha.

¿ Somos duros com a fiscalização. Orientamos o tempo todo para evitar que isto não venha a ocorrer.

O principal gasto da campanha de Marcelo Crivella ¿ que declarou ao Tribunal Superior Eleitoral arrecadação inferior à despesa ¿ foi justamente com publicidade de "placas, estandartes e afins": R$ 246.831,50. Sua assessoria afirma ter conhecimento de apenas uma apreensão por parte do TRE, ocorrida há duas semanas, quando o "pessoal da campanha ainda estaria desinformado sobre as regras". Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, o material recolhido do senador pelo PRB concentra-se na Zona Oeste e na região da Leopoldina.