Título: De olho na popularidade de Lula
Autor: Victal, Renata
Fonte: Jornal do Brasil, 10/08/2008, Tema do Dia, p. A3

Renata Victal

Navegar numa economia estável, em céu de brigadeiro e com a imagem descolada de qualquer escândalo. O cenário de sonho que vive o presidente Lula transformou sua imagem em mercadoria de alto valor. Sabendo disso, os candidatos à prefeitura prometem disputar, minuto a minuto, o prestígio do ex-líder operário nos seus programas de TV. Apesar de Alessandro Molon ser candidato único do PT, Jandira Feghali (PCdoB), Eduardo Paes (PMDB) e Marcelo Crivella (PRB) já anunciaram que pretendem tirar suas `casquinhas¿. Acuado, Molon ameaça recorrer à Justiça.

¿ Ele só estará em nosso programa eleitoral ¿ ressalta Molon. ¿ E não pode aparecer em outro programa. É proibido pela lei eleitoral. Tenho certeza que a marca do presidente e sua popularidade vão ser muito importantes para nosso crescimento.

O prestígio do presidente entre os cariocas é tão grande que nem mesmo os candidatos de oposição querem correr o risco e minimizam as críticas ao governo federal. A avaliação é de Geraldo Tadeu Monteiro, cientista político e diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social.

¿ A última pesquisa aponta que Lula tem 44,4% de aprovação entre os cariocas e apenas 16,2% de reprovação. A imagem de Lula é tão boa no Rio que 47,4% disseram que votariam em um candidato apoiado por ele ¿ lembra o cientista. ¿ O escândalo do mensalão não colou em Lula. Colou em vários políticos próximos a ele, mas os programas sociais, a estabilidade da economia, o aumento real do salário mínimo e as obras do PAC falaram mais alto.

Marcelo Serpa, professor de política eleitoral da UFRJ, tem a mesma opinião:

¿ A estratégia é trazer um pouco da popularidade e da aceitação de Lula para a própria campanha ¿ explica Marcelo. ¿ É uma estratégia antiga de propaganda. Todos querem agregar a simpatia de Lula.

Slogans parecidos

A comunista Jandira Feghali diz que vai explorar uma brecha na norma eleitoral para ter o presidente em seu programa de TV. Além disso, o publicitário Paulo de Tarso Lobão Morais usará slogan semelhante ao de Lula em 2002: "Jandira já".

¿ Ele não pode é gravar para mim. No que for compatível com a parceria, não tem problema. Podemos usar imagens de eventos em que ele tenha participado.

De olho na mesma brecha, Eduardo Paes diz que também vai utilizar algumas imagens.

¿ Vamos usar imagens do presidente, sem problemas ¿ garante.

Nem mesmo o senador Marcelo Crivella abre mão de se colar às boas ações do governo federal. Esta semana, ele começou a gravar seus programas de TV e até mesmo o slogan da campanha de Lula foi adaptado. O "Crivella lá" somado à participação do vice-presidente José Alencar, de seu partido, é uma das principais armas.

¿ Todos sabem que o presidente Lula tem pelo José Alencar, pelo PRB e pelo Crivella, um apreço especial, ele já declarou isso ¿ diz o bispo. ¿ Mas disse também que não ia fazer campanha no primeiro turno para nenhum partido onde a base estivesse dividida, é o caso do Rio. Seria constrangedor.

Estratégia

Para impregnar ainda mais a marca Lula em seu programa, Molon pretende contar com a ajuda de alguns ministros. Hoje, os ministros de Justiça, Tarso Genro, do Meio Ambiente, Carlos Minc, de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, e de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, vão entrar em estúdio para gravarem mensagens em seu apoio. Além destes, já gravaram os ministros da Educação, Fernando Haddad, e o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini.