Título: Cotação já não consegue segurar alta dos preços
Autor: Rosa, Leda
Fonte: Jornal do Brasil, 10/08/2008, Economia, p. E3

Desde o início do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, até agora, o real sofreu valorização de 124,2% diante do dólar, segundo estudo da consultoria Economática. Foi a maior valorização da moeda local entre oito países (Brasil, Argentina, Chile, México, Venezuela, Peru, Colômbia e Zona do euro) relacionados no levantamento. No período, o euro teve valorização de 50%.

A valorização cambial não tem sido suficiente para deter a escalada dos preços desde meados de 2007. Com um real valorizado, fica mais fácil importar produtos de fora, o que aumenta a disponibilidade no país e, teoricamente, força a queda do valor das mercadorias pela lei da oferta e da procura. Além disso, o dólar fraco faz a festa da classe média, que tem mais condições de viajar para o exterior.

Mas a principal responsável pela mudança no cenário é a alta das commodities agrícolas, metálicas e petróleo. O repasse tem reverberado cada vez mais no mercado interno, mesmo com a moeda americana em queda livre.

¿ A matriz da inflação não é interna, é externa, ela deve ser alta este ano e deve arrefecer um pouco no ano que vem. A magnitude do câmbio amortece um pouco mas não tudo porque as tendências são fortes ¿ diz Júlio Gomes de Almeida, economista do Instituto de Estudos para Desenvolvimento Industrial (IEDI). Segundo Almeida, a expectativa é que o IPCA feche o ano por volta de 6,5%. Em 2009, o IEDI prevê queda para 5%.