Título: Espírito Santo vive nova epidemia com 260 casos
Autor: Sáles, Felipe; Victal, Renata
Fonte: Jornal do Brasil, 12/08/2008, Tema do dia, p. A2

O Espírito Santo é o Estado que atualmente mais registra casos de contaminação por micobactérias, com 35 notificações sendo investigadas, de acordo com a Anvisa. A Secretaria Estadual de Saúde, porém, já teria contabilizado 260 vítimas, entre casos confirmados e sob investigação. As cirurgias de lipoaspiração foram suspensas em sete clínicas e hospitais por tempo indeterminado e os aparelhos usados nesse tipo de operação tiveram de ser substituídos.

No mês passado, outros cinco casos foram registrados na Região Metropolitana de Vitória, capital do Estado. Pacientes vítimas de procedimentos videocirúrgicos inadequados já formaram até a Comissão das Vítimas de Infecção Hospitalar por Micobactéria e acionaram os hospitais na Justiça. Duzentos e quarenta e quatro pacientes tiveram 100% de reembolso nos tratamentos realizados no Estado.

Rio: mais cirurgias

Josier Vilar, presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Município do Rio de Janeiro (SindhRio), defendeu que o Estado apresentou maior número de casos devido ao grande volume de cirurgias.

¿ Não podemos comparar o Rio com o Pará ¿ defendeu o presidente do SindhRio. ¿ Na época não sabíamos como controlar o processo. Hoje fizemos um rastreamento da epidemia e mudamos todo o processo de esterilização.

No ano passado, uma outra bactéria, da mesma família, provocou um surto sem precedentes no Brasil. A Mycobacterium massiliense atacou mais de 2 mil pacientes de videocirurgias em todo o país, na maioria das vezes, devido à reutilização de materiais descartáveis e má utilização dos métodos de limpeza e esterilização dos equipamentos.