Título: Capital privado para tirar terminal do vermelho
Autor: Leandro, Eloisa
Fonte: Jornal do Brasil, 12/08/2008, Economia, p. A17

Devido à boa relação entre o governo estadual e o federal, o governador Sérgio Cabral acredita em uma definição rápida do presidente Lula sobre a forma de gestão do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Na reunião, representantes dos governos estadual e federal e de companhias áreas apresentaram sugestões de gestões privada, concessionária e mista.

Para Cabral, a melhor solução seria o governo estadual ter o controle administrativo do Tom Jobim para abrir licitação para a iniciativa privada. Segundo o governador, dois grupos internacionais mostraram interesse em arrendar o aeroporto.

¿ Vamos nos concentrar no que é fundamental e olhar para modelos internacionais. Vários grandes aeroportos como o de Londres, Frankfurt, Lima, Quito são concessionados. Não tem nada de ideológico nisso ¿ apela para o presidente da Infraero, Sergio Gaudenzi. ¿ Não se perde soberania nacional com a concessão à iniciativa privada. Soberania é controle aéreo e outras medidas, não gestão de aeroportos.

Para o secretário de Estado de Transportes, Julio Lopes, o modelo de gestão proposto, caso a mudança seja imediata, não irá interferir na liberação dos recursos para a reforma e ampliação do Galeão.

¿ Um processo de concessão não atrapalhará em nada a liberação dos recursos, que são imprescindíveis. Temos vários exemplos de aeroportos do exterior que passaram pelo processo e tiveram sucesso ¿ afirma o secretário. ¿ O Tom Jobim era um importante contribuinte no conjunto do governo, mas hoje pode ser considerado um tomador de recursos.

Julio Lopes lembra que dados da secretaria, com base em números apresentados pela Infraero, mostra que nos últimos cinco anos o lucro líquido do Galeão é decrescente em relação ao número de passageiros. Enquanto o Tom Jobim apresentou um lucro líquido de R$ 30 milhões e R$ 14 milhões em 2003 e 2004, respectivamente, fechou 2007 com saldo negativo de R$ 196 mil.

Capital aberto

Especialistas apontam que as alternativas de gestão apresentadas pelos governantes podem transformar o Tom Jobim em um aeroporto rentável. A participação da iniciativa privada pode atrair novas companhias e gerar novas linhas aéreas.

¿ A forma como o aeroporto é administrado funciona como atrativo para novas empresas. Nos últimos anos, o Galeão perdeu companhias para outros aeroportos por causa da falta de estrutura ¿ lembra o advogado que estuda modelos de privatização de aeroportos, Fernando Osório.

Para ele, abrir o capital da Infraero seria uma solução para resolver os problemas aeroportuários do país.

¿ Sociedades economicamente mistas têm interesse de prestar um bom serviço, porque apresentam contas ao acionistas ¿ opina.