Título: Rendimento só perde para a Bolsa de Valores
Autor: Raposo, Fred
Fonte: Jornal do Brasil, 19/08/2008, Tema do Dia, p. A2

Os anos dourados da Bolsa de Valores, que incentivaram a entrada de pequenos investidores no mercado de capitais, parecem também ter conquistado corações e mentes dos vereadores que buscam a reeleição no pleito municipal do dia 5 de outubro. Só pode ser essa a explicação para a alta valorização de seus patrimônios ao longo do último mandato.

Se comparamos o aumento do patrimônio dos 48 candidatos à reeleição nos últimos quatro anos, que foi de quase 102,53%, só a Bovespa obteve um incremento superior: 166% no período, segundo vários analistas de mercado.

Ficha-suja

Para André Mello, analista da TOV Corretora, não houve outro investimento tão primoroso nos últimos quatro anos, "a melhor rentabilidade foi mesmo a Bolsa", diz. No entanto, vale lembrar que a aplicação é de risco. O analista desconfia do resultado no patrimônio dos candidatos, ao relembrar a liberação do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou a manutenção das candidaturas de políticos com as chamadas fichas-sujas.

-É um absurdo ainda ver- mos isso no Brasil. Em outros países, muito menos dá cadeia ­- critica Mello.

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), por exemplo, que é o verificador oficial da inflação do país, teve um aumento irrisório de pouco mais de 23% no período.

O dólar foi, de longe, a pior aplicação nos últimos quatro anos, caiu 51%. Depois da Bovespa, os candidatos, brinca Mello, podem ter investido em imóveis, que valorizaram 60%.

Já no investimento em renda fixa, que atualmente voltou a agradar os investidores mais conservadores, por causa da disparada da taxa Selic nos últimos meses, o investidor teria obtido em torno de 75% de aumento, segundo o professor Paulo Di Blasi, economista do Ibmec-RJ. ­

-Se o investidor é mais racional, aplicar em renda fixa pode ser uma alternativa interessante, em períodos de oscilação da Bovespa, porque os juros estão subindo. É mais seguro ­ sugere Di Blasi. ­ Contudo, quem tem mais apetite ao risco, agora é um ótimo momento para investir em Bolsa, mas sempre com cuidado.