Título: Abrir mão do preço não está em questão
Autor: Arêas, Camila
Fonte: Jornal do Brasil, 15/08/2008, Internacional, p. A21

ENTREVISTA CARLOS MATEO

Nomeado para assumir a direção da Itaipu paraguaia, o ex-senador liberal Carlos Mateo defende a paridade na administração da usina.

O que o Brasil deve esperar da nova direção de Itaipu?

Nossa mudança de atitude que se resumirá em maior transparência e reivindicação. A Itaipu paraguaia nunca se submeteu ao controle das autoridades fiscais, legislativas e judiciais. Vamos abrir a caixa preta.

E o que se pede do Brasil?

Que haja uma maior paridade na administração da usina. Hoje, a responsabilidade financeira e técnica da empresa está inteiramente a cargo do Brasil. A assimetria foi criada pelo tratado e terá de ser revista.

Como o senhor avalia a disposição apresentada pelo Brasil até agora nas discussões?

O diretor da Itaipu brasileira ,Jorge Samek, e o assessor da Presidência Marco Aurélio Garcia apresentaram muito boa disposição.

A já avaliada contra-proposta brasileira que compensaria a manutenção do preço da energia com investimentos brasileiros no Paraguai será discutida?

Não conheço nenhuma proposta brasileira. Não está em questão abandonar a discussão sobre o preço. Nossa atitude não é anti-brasileira, não queremos depreciá-los, apenas reivindicar o que é justo. É mais do que normal que um tratado acordado entre ditaduras seja atualizado em 2008, num mundo globalizado, onde o valor da energia e da água subiram muito.