Título: Proposta de fundo soberano com royalties ganha força
Autor: Correia, Karla
Fonte: Jornal do Brasil, 20/08/2008, Tema do Dia, p. A2

O novo marco regulatório deve ser apresentado em novembro ao presidente Lula e só chegará ao Congresso em 2009. Na reunião do conselho político -­ que conta com líderes governistas e presidentes dos partidos -­ de ontem, alguns parlamentares tocaram no assunto. A idéia encontra resistências no Planalto. Por lá, o sentimento é de que o assunto pode ser levado a deputados e senadores informalmente, mas antecipar o ingresso dos congressistas seria arriscado e prejudicaria o desenrolar das articulações.

A cúpula do governo, por outro lado, trata o assunto com cautela, uma vez que vai depender da vontade política da Câmara e do Senado para aprovar o novo marco definido por um governo que está quase acabando.

Em meio às provocações, governo e oposição parecem estar afinadas a respeito da aplicação dos recursos do pré-sal em um fundo, como o Fundo Soberano, como foi analisado na reunião interministerial. A avaliação é de que assim os recursos naturais poderão custear problemas específicos e garantir também o desenvolvimento social do país. Uma área que ganha força e já foi citada pelo presidente Lula para receber os recursos é educação. ­

-A idéia da criação do fundo é boa; a idéia da flexibilização da aplicação de seus recursos é péssima -­ rebate o senador Alvaro Dias (PSDB-PR).

Mesmo sem o aval palaciano, o assunto será discutido em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado.