Título: Noite foi de Hillary na convenção democrata
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 27/08/2008, Tema do dia, p. A2

Por seis horas e com a participação de mais de 60 oradores, os democratas promoveram a "renovação da promessa da América" no segundo dia de sua convenção. Protagonista do discurso mais esperado do dia, a senadora e ex-rival de Obama pela nomeação democrata, Hillary Clinton, fez um discurso destinado a unificar o partido e aplacar a frustração de seus partidários, descontentes com a nomeação de Joe Biden como vice.

"Terça foi a noite de Hillary", resumiu um delegado democrata na platéia do evento. Considerada durante vários meses a favorita, Hillary aproveitou o palco para recordar seus êxitos e apagar qualquer dúvida sobre seu apoio ao escolhido:

¿ O momento é agora. Temos de ser um partido único, com um único propósito ¿ disse, completando mais à frente:

¿ Estamos reunidos em Denver para prometer nosso apoio e nos unir pelo próximo presidente dos EUA, Barack Obama. Peço a meus partidários que façam tudo que possam para que ele vença.

Mas uma pesquisa da CNN/Opinion Research mostra que o voto dos simpatizantes de Hillary não está tão assegurado para os democratas. Entre os que votaram na senadora, o apoio a Obama caiu de 75% em junho para 66% agora. Nesse grupo, a intenção de voto no republicano John McCain subiu de 16% para 27%.

Em Denver, Obama tenta herdar de Hillary o apoio do eleitorado hispânico, que representa 12% dos eleitores do Estado. O governador do Novo México, o hispano Bill Richardson, encarregou-se de expressar o apoio latino a Obama.

Hillary tentou repassar todos os seus delegados a Obama, colocando um fim na corrida democrata pela Casa Branca. Ainda assim, a senadora terá seu nome mantido amanhã para a nomeação oficial do candidato à Presidência. Ela conta que tomou tal decisão pela "catarse" de seus eleitores.

Um emocionado e aparentemente exausto Joe Biden apresentou, de sua casa em Delaware, seu primeiro discurso na convenção:

¿ É uma grande honra e estou orgulhoso de ter sido nomeado vice-presidente dos EUA.

Neste momento, o eloqüente senador fez uma pausa, falou mais devagar e perdeu o pensamento. Enxugou, então, as lágrimas. E continuou, em elogios rasgados:

¿ Esta é a mais incrível oportunidade que qualquer presidente e vice já tiveram desde Franklin Roosevelt. Obama é um cara que tem, como diria minha mãe, um sexto sentido. Ele é o cara. Vai fazer você orgulhoso. Ele vai transformar a América, o mundo.