Título: Frente tenta solução para o PMDB
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 12/02/2005, Brasília, p. D3

Integrantes do Bloco dos 14 reúnem-se hoje para elaborar proposta ao partido, que quer a Comissão de Orçamento

Os 14 integrantes da Frente Democrática farão uma reunião amanhã à tarde, na casa da líder do PFL na Câmara Legislativa, deputada Eliana Pedrosa. Na pauta do encontro, a acirrada disputa pela Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof), almejada pelo deputado Leonardo Prudente (sem partido), integrante do bloco, e também requerida pela bancada do PMDB. Os distritais que agora compõem a maior bancada da Casa pretendem discutir idéias e formatar uma proposta para ser apresentada aos peemedebistas. - As negociações começaram apenas ontem, e iniciar uma discussão pelo mais polêmico não é a melhor forma. Vamos tentar costurar um acordo fora da Ceof - disse a deputada Érika Kokay, líder do PT.

Durante encontro ontem na residência de Pedrosa, os deputados Wilson Lima (sem partido), Brunelli (PP), Fábio Barcellos (PFL) e Prudente (sem partido) - integrantes da base governista que compõem a Frente - avaliaram as possibilidades de negociação com o PMDB. Segundo Pedrosa, o bloco continua ''sem disposição'' para ceder a Ceof, compromisso firmado entre a Frente e Prudente.

- Cedemos a de Ética para eles, o que é um avanço. Nem sempre se tem o que se quer. Eu, por exemplo, queria a presidência da comissão de Meio Ambiente, mas fechamos acordo na eleição da Mesa Diretora para minha indicação à Corregedoria - afirmou Eliana Pedrosa.

À noite, Prudente encontrou-se com o líder do PMDB, deputado Pedro Passos, e ratificou sua intenção de continuar candidato à Ceof. Sem chances de ganhar no voto a presidência da comissão, caso não haja acordo, o PMDB tenta todas as cartadas. A Ceof agiliza a votação de créditos suplementares em plenário, e outros assuntos de relevância do GDF. Prudente vem recebendo desde quinta-feira propostas para voltar ao GDF. O deputado Tadeu Filippelli, presidente regional do PMDB, chegou a convidá-lo a voltar para a legenda que deixou na semana passada. Até agora, sem sucesso. O distrital recebeu ainda a proposta de assumir duas vice-presidências de comissões.

Caso Prudente insista no pleito, peemedebistas vão cogitar a presidência de uma quinta comissão permanente. Até agora, os 14 deputados estão fechados com o nome de Arlete Sampaio (PT), para a comissão de Educação e Saúde (CES); Chico Vigilante (PT), de Defesa do Consumidor (CDS); Brunelli (PP), Constituição e Justiça (CCJ); Prudente, na Ceof; e Augusto Carvalho (PPS), do Meio Ambiente. Ao bloco opositor, ficariam as comissões de Ética, de Assuntos Sociais (CAS), Fundiários (CAF) e de Segurança.