Título: Governo vai honrar contratos já assinados, diz diretor
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/09/2008, Economia, p. A17

A discussão em torno da possibilidade de o governo federal dar fim aos contratos de concessão ¿ onde investidores adquirem as áreas e pagam impostos sobre a produção ao governo ¿ foi desmentida pelo diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, ontem. Ele garantiu que todos os projetos da Petrobras serão mantidos com as empresas privadas.

¿ O governo é o acionista controlador da Petrobras e não vai querer prejudicar a companhia ¿ garante Estrella.

Sobre as suposições do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) de mudanças no regime de concessões. O senador chegou a afirmar na sexta-feira que a Petrobras não teria condições de arcar com o custo dos blocos de pré-sal nos leilões da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

¿ Mercadante tem estudado o assunto e está pronto para participar dos encaminhamentos do governo federal - desconversa.

Para a advogada Marilda Rosado, especialista em petróleo e gás, a possibilidade de alterações no modelo de exploração de óleo no Brasil deve se adequar às instituições.

¿ O modelo da exploração de petróleo no Brasil é bem sucedido no exterior. Nem sempre um modelo que é bom para um país servirá para outro ¿ alerta, ao destacar que acredita que os contratos firmados sejam mantidos.