Título: Lula: Nunca cogitamos descartar a Petrobras
Autor: Leandro, Eloisa
Fonte: Jornal do Brasil, 03/09/2008, Economia, p. A17

Em meio à polêmica sobre a criação de uma nova estatal para administrar os recursos do pré-sal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou a Petrobras, durante a cerimônia que marcou o início da produção na camada pré-sal, no Espírito Santo. Ressaltou que a estatal é a "mãe da industrialização do país", e que mãe é única.

¿ A Petrobras é uma mãe para o Brasil, um modelo de indústria. Não existe este papo que o governo irá criar uma nova estatal e deixar a Petrobras de lado. Com o pré-sal estamos pensando em algumas possibilidades, mas nunca cogitamos descartar a Petrobras. A Petrobras não passa por um mau momento como dizem, pelo contrário, passa por um ótimo momento ¿ diz.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, fez coro:

¿ A Petrobras é uma empresa respeitada no mundo todo, nosso maio símbolo de indústria e que atua em 27 países ¿ lembra.

`Poço do Visconde¿

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, comparou o Brasil ao Sítio do Picapau Amarelo, em referência à confiança que o escritor Monteiro Lobato (1882-1948), criador do sítio, tinha na existência de petróleo no país.

¿ Acho que nós voltamos ao Sítio do Picapau Amarelo. Aquele sítio era o Brasil. Sem dúvida nenhuma, a Petrobras achou petróleo atrás do galinheiro do Sítio do Picapau Amarelo ¿ disse a ministra, referindo-se a uma cena do livro O Poço do Visconde em que jorra petróleo atrás do galinheiro.

No seu discurso, a ministra citou uma fala de Dona Benta para outra personagem do sítio, Emília, a boneca de pano: "Emília, me belisca, me belisca. Isto é um sonho. Este Sítio do Picapau Amarelo é um sonho".